MENU

24/10/2023 às 19h30min - Atualizada em 24/10/2023 às 19h45min

Hospital Regional de Araguaína realiza a 4ª captação de órgãos em 2023; paciente tinha 41 anos

Doação de rins, fígado e pâncreas irão ajudar pacientes da fila nacional de transplantes

Laiany Alves
Governo do Tocantins
HRA faz parte da rede de hospitais aptos a captar órgãos / Foto: Elder Silva/Governo do Tocantins
 
A autorização de uma família, na cidade de Araguaína, proporcionou a 9ª captação de múltiplos órgãos do estado do Tocantins e a quarta captação no Hospital Regional de Araguaína (HRA) em 2023.

A doação foi de um paciente de 41 anos, em um trabalho coordenado pelo HRA junto com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO) e parceiros. Foram captados rins, fígado e pâncreas e enviados para Brasília (DF).

“O papel da equipe é viabilizar todo processo e diagnóstico e, principalmente, acolher aos familiares e com a confirmação da morte encefálica ofertar aos mesmos a oportunidade de transformar o que seria um ponto final na continuidade da vida, com o aceite da doação de órgão. A doação de órgãos é um ato de nobreza e amor ao próximo. Após o sim de uma família, toda uma estrutura é mobilizada para atender. Tivemos o apoio do município e de um avião da Força Aérea Brasileira, que transportou três profissionais que fizeram o procedimento no centro cirúrgico do Hospital Regional de Araguaína. Esta logística é primordial para atender os pacientes da fila nacional”, disse.

O diretor-geral do HRA, Claudivan de Abreu, falou sobre mais esta doação de órgãos no hospital. “É importante participar deste processo de doação de órgãos no país. Trabalhamos diuturnamente para conscientizar a população e os nossos próprios servidores sobre a importância da doação. Saber que várias famílias poderão ter uma nova chance acalenta a dor de uma quer perdeu seu ente querido. Nossos profissionais estão aptos a orientar em todo o processo da doação de órgãos. E uma gratidão imensa fazer parte deste trabalho, agradeço às famílias tocantinenses que disseram sim à doação e ajudaram vidas a serem transformadas”, afirmou.

“No Tocantins, a captação de órgãos teve início em 2018, e muitas vidas já foram salvas com a ajuda de famílias tocantinenses. O estado, além de captar órgãos para a fila nacional, faz o transplante de córneas no Hospital Geral de Palmas. Com mais famílias dizendo sim, muito mais poderemos ajudar. Fazemos a captação de órgãos em Palmas, no HGP, em Araguaína, no HRA, e estamos trabalhando para iniciar a captação em Gurupi e Augustinópolis”, apontou a responsável pela Central de Transplante do Tocantins, Suziane Aguiar Crateús Vilela.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »