MENU

17/10/2023 às 11h36min - Atualizada em 17/10/2023 às 11h36min

SGB disponibiliza Mapas Geológico e de Recursos Minerais do Tocantins

O mapeamento destaca depósitos polimetálicos, de ouro e outros bens minerais.

Produção: Revista Brasil Mineral
Brasil 61
Foto: Divulgação/Brasil Mineral

  
Com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade de Brasília (UnB), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) desenvolveu os Mapas Geológicos e de Recursos Minerais do Tocantins com o objetivo de apresentar a distribuição e relações espaciais das formações geológicas presentes no estado, além de mostrar uma representação visual da história geológica e das características da área mapeada.

O trabalho destaca o depósito polimetálico (cobre, chumbo e zinco) de Palmeirópolis; as jazidas de ouro da região sudeste do Tocantins, com várias minas em produção e outras em fase de consolidação para entrar em operação; as províncias gemológicas de São Valério da Natividade e Palmeirópolis-Jaú. Além disso, Tocantins tem ainda grande potencial para depósitos de urânio, terras raras, grafita e níquel laterítico, minerais estratégicos fundamentais para a transição energética.

O mapa geológico é uma representação gráfica da geologia de determinada área e compila informações de diferentes formações geológicas e localizações, entre os diferentes tipos de litologia. O documento também coloca Tocantins como o estado de maior diversidade de ambientes favoráveis à formação de jazimentos de insumos para a agroindústria no Brasil e se consolida como um fortíssimo produtor destes insumos. A proposta dos mapas geológicos é focar na localização e distribuição dos recursos na região e identificar depósitos de minerais importantes para um planejamento econômico, avaliação de investimentos e gestão sustentável.

A cartografia geológica foi desenvolvida a partir de levantamentos de campo não sistemáticos, perfis geológicos e informações pontuais, com base na interpretação de produtos aerogeofísicos e de sensoriamento remoto, como imagens de radar, satélite ou fotografias aéreas, além da integração das informações e dos demais dados disponíveis e adquiridos no projeto, tais como geocronologia, petrografia e geoquímica. Tocantins é o principal fornecedor de corretivos e fertilizantes para o oeste da Bahia. A projeção de crescimento de área plantada e produção, até 2030, na região de Luís Eduardo Magalhães, na divisa com o estado do Tocantins, mostra incremento da produção, com diminuição da área plantada, o que significa aumento de produtividade e inclui, seguramente, o uso de fertilizantes e corretivos.

Os Mapas Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Tocantins faz parte da Ação Levantamentos Geológicos e Integração Geológica Regional, da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB, e consiste em um conjunto de projetos voltados para a investigação geológica, que utilizam uma abordagem multidisciplinar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »