MENU

15/10/2023 às 14h30min - Atualizada em 15/10/2023 às 14h30min

Como cuidar dos seus olhos e evitar problemas de visão

Use óculos de proteção ao manusear ferramentas e produtos químicos e oriente as crianças a não praticarem bullying contra colegas que usam óculos, pois essa atitude é prejudicial à formação de sua personalidade.

Da Redação
GB Edições
Ir regularmente ao oftalmologista é uma das melhores formas de como cuidar da visão. - Foto: PagueMenos Sempre Bem
  
Nossos olhos demandam cuidados e atenção preventiva. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 36 milhões de pessoas poderiam evitar a cegueira se tivessem recebido tratamento adequado a tempo. Entre essas pessoas, encontram-se crianças e adultos que perderam a visão devido a cataratas que poderiam ter sido tratadas, diabetes que poderiam ter sido controladas ou deficiências de vitaminas e outras doenças facilmente tratáveis.

Esse problema está intrinsecamente ligado à situação social e econômica, já que 90% dos casos de cegueira ocorrem em áreas onde serviços básicos de prevenção e tratamento são escassos. A falta de informação também é uma barreira, pois muitas pessoas desconhecem que existe solução para seus problemas visuais, o que resulta na cegueira por falta de cuidado.

Além disso, a maioria das pessoas com deficiência visual é idosa e, frequentemente, depende de familiares que, por diversos motivos, não podem ou não desejam cuidar delas. A distância entre as comunidades e os hospitais que oferecem tratamento também é um agravante.

As condições oftalmológicas mais comuns incluem o astigmatismo, que provoca visão turva e é corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, e a catarata, que torna o cristalino opaco e requer cirurgia para correção. O estrabismo, ou desalinhamento dos olhos, pode ser tratado com tampão no olho saudável ou cirurgia em casos mais graves. O glaucoma é uma doença grave que pode levar à perda definitiva da visão, mas pode ser controlado com colírios ou cirurgia a laser. Existem também outras condições como miopia, hipermetropia, presbiopia (vista cansada) e muitas outras.

O mais importante é não negligenciar a prevenção. Sempre que perceber qualquer anormalidade nos olhos, procure um oftalmologista. Crianças em idade escolar devem passar por check-ups preventivos, e ao longo da vida, é fundamental manter a atenção à saúde ocular.

Além disso, a prevenção no dia a dia é crucial. Se você trabalha com computador, faça pausas regulares e mantenha a tela a uma distância de pelo menos 50 cm. Ao escolher óculos de sol, certifique-se de adquirir produtos de qualidade comprovada, evitando falsificações. A automedicação com colírios deve ser evitada; esses medicamentos devem ser prescritos por um oftalmologista.

As mulheres devem prestar atenção à qualidade dos produtos de maquiagem, especialmente rímel, sombra e delineadores. E, por fim, se tiver dificuldade para ler, consulte um médico; evite a compra de óculos de grau disponíveis no comércio.


Ilustração: BAYER

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »