MENU

13/10/2023 às 20h31min - Atualizada em 13/10/2023 às 20h31min

Capital Humano é um dos eixos temáticos da 5ª edição da Expo Indústria Maranhão

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
ESG e Inovação & Tecnologia são os outros dois temas que serão enfocados na feira, que ocorrerá de 9 a 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos - Divulgação
  
SÃO LUÍS - Por causa da pandemia, o Brasil perdeu o equivalente a 10 anos de progresso no Índice de Capital Humano, segundo o Banco Mundial (World Bank). Empregado para se referir ao conjunto de habilidades e conhecimentos de uma pessoa, o termo “capital humano” está ganhando espaço dentro da indústria. Aquilo que tem sido discutido sobre assunto no setor industrial será apresentado na 5ª edição da Expo Indústria Maranhão, realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), de 9 a 12 de novembro no Multicenter Negócios e Eventos.  

A maior feira multissetorial do Norte e Nordeste traz este ano o tema “Indústria - o futuro passa por aqui” e enfocará além do eixo Capital Humano, os campos de ESG (Ambiental, Social e Governança) e Inovação & Tecnologia. “O capital humano é um dos pilares econômicos capazes elevar o nível de competitividade de qualquer empresa. Para se ter uma noção da importância desse ativo, basta acompanhar a evolução de um profissional ou o esforço envolvido na substituição de funcionários em posições estratégicas. Um bom funcionário não se faz da noite para o dia. São necessários anos de muita formação e de acúmulo de experiência”, explica o diretor regional do SENAI Maranhão, Raimundo Arruda.  

A discussão sobre capital humano é urgente dentro do contexto brasileiro e mundial. Segundo dado de pesquisa do Banco Mundial, publicada em julho do ano passado, uma criança brasileira nascida em 2021 perderá, em média, 46% do seu potencial total devido às condições inadequadas de saúde e educação, agravadas pela pandemia de Covid-19. Para as nascidas em 2019, esse percentual era de 40%. De acordo com o Índice de Capital Humano (ICH) anual, publicado pelo IBRE - FGV, nas últimas décadas, o Brasil experimentou um aumento significativo na escolarização formal, mas os retornos da educação tiveram uma tendência de queda. Isso sugere que o aumento da educação não se traduziu necessariamente em maior produtividade.  

Conforme a avaliação do coordenador da Expo Indústria Maranhão 2023, Gilberto Matos, a Indústria 4.0, além de todas as transformações no meio industrial, também traz a visão de um novo perfil profissional e da importância do investimento em capital humano. “Se não nos mantivermos atentos, a indústria do Brasil e do Maranhão pode sofrer uma crise de mão de obra nas próximas décadas. Hoje, é preciso observar uma formação multidisciplinar e flexível, com domínio das novas ferramentas e tecnologias, idiomas e competências emocionais. A Expo Indústria quer apresentar os caminhos deste novo perfil de trabalhador no setor industrial”, aponta. 

Espaço Plenarium – Durante três dias, o público terá a oportunidade de debater as principais temáticas da feira (ESG, Inovação & Tecnologia e Capital Humano) com palestrantes renomados do Brasil no espaço Plenarium, um dos 10 ambientes da Expo Indústria Maranhão.  “A valorização do capital humano faz referência à riqueza que uma empresa pode ter com a qualificação dos funcionários. Nossa economia apenas vai se expandir com a ampliação da formação do trabalhador”, comenta Gilberto Matos.  

Já o espaço Expo Summit é exclusivo para conteúdos e gratuito para os visitantes. Nele, ocorrerão painéis e palestras com duração de até 30 minutos sobre temas relevantes para indústria do Maranhão, como excelência na logística, negócios internacionais, crédito, indústria 4.0, metaverso, ESG, agronegócio, infraestrutura e transporte.  Além dos painéis e palestras técnicas, a feira terá muitos espaços com programação simultânea para todos os públicos, como Expo Show (apresentação de shows e espetáculos), Expo Agro (exposição de produtos e maquinários agrícolas), Terminal de Inovação (para startups com foco na indústria), Expo Summit (palestras gratuitas com duração de 30 minutos), Expo Fornecedores (para expositores de outros estados e do exterior), Cozinha Show (com experiências gastronômicas da culinária maranhense  e oficinas gratuitas), Expo Lounge (praça de alimentação com variadas opções gastronômicas em food trucks) e Plenarium (onde ocorrerão as discussões sobre os temas da feira deste ano).  

A Expo Indústria Maranhão 2023 tem a expectativa de receber um público superior a 40 mil pessoas e potencial para gerar cerca de R$ 290 milhões em negócios. A Expo Indústria Maranhão 2023 acontece entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. Para saber mais sobre a programação e se inscrever, acesse o site  www.expoindustriama.com.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »