MENU

13/10/2023 às 12h37min - Atualizada em 13/10/2023 às 12h37min

O que seria da beleza sem os milagres da cosmética?

Nunca é demais lembrar que a boa qualidade dos cosméticos é fundamental. Preste sempre atenção à procedência dos produtos e cuidado com as falsificações.

Da Redação
GB Edições
Para garantir o sucesso nos cuidados coma pele, é importante consultar dermatologista e assim adequar corretamente os cosméticos a real necessidade da pele / Foto: GB Imagem
  
Há mais de cinquenta anos que a indústria cosmética pesquisa ingredientes, descobre fórmulas e lança produtos que prometem tratar a pele e os cabelos, combater e prevenir rugas, estrias, celulite e flacidez. Muitos deles, cumprem o prometido, no entanto fica sempre a dúvida: será que funcionam mesmo?

Não podemos nos esquecer de que uma pessoa é um todo e por isso, sentir-se bem, exercitar-se regularmente, fazer um tratamento preventivo utilizando cremes adequados e alimentar-se de forma equilibrada e adequada são itens essenciais para a obtenção do resultado desejado. 

É aquela velha história: cada um tem que fazer a sua parte; os cremes são excelentes auxiliares nos mais variados tratamentos de estética, mas não se pode esperar milagres quando a própria pessoa não se ajuda. 

Uma boa dica é sempre observar o que está escrito no rótulo das embalagens. E mais, muitas vezes os cosméticos indicados para celulite, por exemplo, precisam de massagens específicas para que os seus ativos façam efeito quando aplicados, não bastando simplesmente aplicar no local afetado. 

Mas, mesmo lendo atentamente os rótulos, como saber quais são as melhores formulações?

No caso de produtos antirrugas, basicamente devem conter Vitamina A, que regenera e aumenta a defesa natural da pele; Vitamina C, estimula a fabricação de colágeno deixando a pele mais firme; Ácido Glicólico, hidrata e esfolia, fazendo com que a pele fique mais jovial; Filtro Solar, bloqueador da radiação ultravioleta e evita a formação de radicais livres; Ceramidas, indispensáveis para manter a pele úmida e consideradas cimento orgânico que une uma célula a outra; Ácido Retinóico que afina, hidrata e nutre a pele estimulando a criação de colágeno.

Se o que você procura é um creme contra flacidez, certifique-se que contenha Sílício Orgânico que devolve a elasticidade da pele e promove a recuperação das fibras danificadas; Vitamina C, combate os radicais livres.

Os produtos para combater as estrias devem ter Ácido Glicólico que hidrata e esfolia a pele; Elastina, uma fibra que confere elasticidade a pele.

  E para a famigerada celulite, o que procurar? Os cremes ideais são aqueles com cafeína, uma substância encontrada no chá, café, guaraná, própria para combater a formação dos nódulos; Centella Asiática, substância de origem vegetal que tem a função de diminuir a fibrose, combatendo o endurecimento do tecido conjuntivo; Extrato de Ação Vaso-Tônica, encontrado na castanha da Índia, cavalinha, arnica e que estimula a microcirculação e ajuda na absorção do excesso de água retido no tecido conjuntivo; Extrato de Algas Marinhas, rico em iodo, é recuperador do tecido conjuntivo; Ceramidas, à base de ceras naturais de frutas que protegem a pele.  

E para hidratação profunda da pele, principalmente dos pés e das mãos, nada melhor do que cremes e loções que tenham ureia em sua formulação.

A maquiagem está com tudo e nunca saiu de moda. As bases e pós se transformaram em verdadeiros tratamentos para a pele. Em sua maioria foram acrescidos de filtro solar e não é raro encontrar bases do tipo três em um: base, filtro solar e corretivo tudo num só produto.

As sombras também ganharam ingredientes especiais. São superfinas com ingredientes da seda e garantem um visual mais leve e natural.

Aliás, naturalidade é a palavra-chave da estação. Os brilhos nas pálpebras ficaram para trás e nos lábios é o gloss está com tudo, embora o batom vermelho intenso ainda tenha o seu lugar garantido.

O truque é usar sombras cremosas e iluminadoras, porque dão um ar natural na maquiagem e ainda ressaltam os olhos. Quem gosta de um estilo mais clássico pode usar sombras esfumaçadas, nas cores que variam dos tons cinzas, pastéis e dourados. Na hora da aplicação não se pode esquecer que são necessários os pincéis adequados, tanto para sombra como para o blush.

Para aquelas que não têm muito tempo, a dica é adquirir os produtos para maquiagem que já vem com o pincel no produto, como, por exemplo, sombras que já vem com o aplicador ou sombras em bastão. Também existem blushes e bases em bastão, são muito práticos na hora de aplicar e também para levar na bolsa. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »