MENU

10/10/2023 às 12h47min - Atualizada em 10/10/2023 às 12h47min

Uma doença chamada tabagismo

Entenda como o tabagismo ameaça a sua saúde.

Da Redação
GB Edições
Imagem: Biblioteca Virtual em Saúde/MINISTÉRIO DA SAÚDE
   
Fumar mata.

Mesmo assim, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo fumam.

Não se pode negar que o Ministério da Saúde tem se empenhado na conscientização quanto aos perigos que o cigarro representa, mas nem mesmo as tenebrosas fotos que aparecem nos maços de cigarro, parecem intimidar os fumantes. As escolas, algumas mais do que outras, também têm programas educacionais neste sentido.

Estes são esforços que acabam dando algum resultado positivo, mas ainda é muito grande o número de pessoas que enveredam pelo caminho do tabagismo e depois não conseguem se libertar.

O fato é que por ser o fumo uma droga legalizada, ninguém é preso porque vende ou fuma cigarros, torna a situação ainda mais difícil. É muito fácil adquirir um maço de cigarros.

Para aqueles que já se tornaram dependentes do fumo é muito difícil libertarem-se e raramente conseguem da primeira vez que tentam fazê-lo. Muitas vezes é preciso várias tentativas e o apoio psicológico nesta empreitada é fundamental.

O fumante deve encarar cada recaída não como derrota, mas como um pequeno revés num projeto que pode ter um grande êxito. Algumas sugestões podem ajudar neste difícil processo.

Primeiro, o fumante precisa de convencer de que vale a pena o esforço de parar. Fazer uma lista das razões que o levaram a tomar esta decisão e recapitular sempre para se fortalecer.

Analisar os próprios hábitos de fumar para descobrir quando e por que fuma ajuda a prever situações que talvez induzam o fumante a recair no vício.

Escolher uma data para deixar de fumar e marcá-la no calendário. Quando o dia chegar, para de fumar e pronto.
Antes da data de parar, é bom livrar-se de cinzeiros, fósforos e isqueiros e lavar todas as roupas que têm cheiro de fumaça de cigarro.

Não se constranger em pedir a ajuda dos colegas de trabalho, amigos e familiares para incentivar os esforços de parar de fumar. Não ter receio de pedir para que não fumem na sua presença.



As primeiras semanas são as mais difíceis, comer alimentos com baixo teor calórico e beber muita água, além de mastigar vegetais crus, como cenoura e aipo, ajudam bastante a "esquecer" o cigarro.

O fumante que estiver empenhado em deixar o vício, deverá evitar situações em que se sentira tentado a fumar e evitar a companhia de fumantes. Os exercícios físicos regulares, mesmo uma caminhada, evita ganhar peso e alivia o estresse causado.

É muito importante não se enganar, achando que pode fumar de vez em quando, mesmo que tenha parado há um ano ou mais. É preciso resistir à tentação de fumar "só um cigarro".

Milhões de fumantes conseguiram livrar-se da doença. É uma tarefa que exige determinação e persistência, mas o resultado vale a pena.

Afinal, por que continuar a se envenenar?

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »