MENU

06/10/2023 às 20h06min - Atualizada em 06/10/2023 às 20h15min

Maranhão busca investimentos na Espanha e destaca parceria inovadora para descarbonização do Porto do Itaqui

Governador Carlos Brandão fez palestra para empresários espanhois

SECOM / MA
Foto: Divulgação
 
A Casa de América, em Madrid, na Espanha, foi palco de um importante encontro entre o governador do Maranhão, Carlos Brandão e empresários de diversos setores, nesta sexta-feira (6). Brandão fez uma palestra destacando as vastas potencialidades do estado, buscando atrair investimentos para impulsionar o crescimento econômico e a geração de empregos aos maranhenses.

“O encontro na Casa de América foi uma grande oportunidade de passar informações sobre o Maranhão para empresários de várias naturezas, mostrando as potencialidades do estado em diversas ações de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Ações que podem render parcerias preciosas para o nosso estado”, afirmou Carlos Brandão.

Ainda na pauta da colaboração entre o Maranhão e a Espanha, uma das parcerias destacadas durante o evento foi a colaboração entre o Porto do Itaqui, localizado no Maranhão, e a Fundação Porto de Valência (Fundación Valenciaport), uma entidade de referência global em programas de descarbonização. O Itaqui e a Valenciaport formalizaram cooperação técnica em julho deste  ano, com o objetivo de elaborar um Plano de Descarbonização para o porto público maranhense.

Presente na Casa de América, o diretor de projetos e consultor em Estratégia e Inovação Portuária, Jonas Mendes Constante, expressou seu entusiasmo com a colaboração, afirmando: “O que a gente viu aqui foi o Maranhão como um mar de oportunidades para os investidores brasileiros e internacionais. Nós, como Fundação Valenciaport, instituição do principal porto espanhol, que atua bastante no Brasil e América Latina, enviamos uma equipe técnica para cooperar com o Itaqui, em colaboração para o plano de descarbonização do porto”, enfatizou.

O Porto do Itaqui está entre os primeiros portos públicos do Brasil a adotar um programa de descarbonização, o que pode resultar em créditos de carbono e uma infraestrutura mais resiliente às mudanças climáticas. Com um investimento estimado de R$ 1,8 milhão, a parceria com a Fundación Valenciaport visa contribuir para o esforço global de limitar o aumento da temperatura do planeta e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em particular o ODS 13, relacionado à mudança climática.

“O Porto do Itaqui será o primeiro porto brasileiro a estar preparado para esse processo de transição energética, que é muito importante não só para o setor público, portuário e marítimo, mas para a nossa sociedade. Estamos muito felizes em colaborar e participar do desenvolvimento do Porto do Itaqui”, disse Jonas Constante.

“Essa parceria é estratégica para promover os avanços necessários de melhoria contínua na gestão do meio ambiente do Itaqui, que já é reconhecida pela ISO 14001:2015. Vamos agora, junto com a Fundación Valenciaport, mapear nossas emissões, traçar metas de descarbonização e determinar as ações prioritárias necessárias para atingir esses objetivos”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.

A reunião contou ainda com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Estavam presentes, no encontro, autoridades do Maranhão e do Rio Grande do Norte, além do diretor da Casa de América, Enrique Ojeda; o secretário geral do Conselho Espanha-Brasil, Carlos Abella; o secretário permanente do Conselho de Empresários Ibero-americanos, Nasciso Casado; o diretor geral para Ibero-américa e Caribe do Ministério de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação, Enrique Yturriaga; e diversos empresários.
 

Potencialidade

Além do Porto do Itaqui, Brandão ressaltou, ainda, a qualidade do litoral maranhense. Mencionou que é o segundo maior litoral do Nordeste, e que é um recurso valioso para o desenvolvimento do estado. Este fator contribui para a possibilidade de fortalecer a produção de energias renováveis.

O encontro na Espanha reafirma o compromisso do governo do Maranhão em buscar parcerias e investimentos que contribuam para o crescimento do estado, fortalecendo a economia e melhorando a qualidade de vida da população.

A governadora Fátima Bezerra (RN) reforçou o sentimento de dever cumprido com a viagem a Madrid. “Encerramos nossa missão aqui na Espanha com resultados muito positivos nas nossas agendas. Voltamos para casa com sementes plantadas e parcerias formadas nos campos das energias renováveis, fruticultura e infraestrutura portuária”, pontuou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »