MENU

06/10/2023 às 09h36min - Atualizada em 06/10/2023 às 09h36min

Dieta para colesterol alto

Manter os níveis de colesterol dentro do normal é muito importante para a saúde, principalmente. Para quem tem colesterol alto, essa tarefa nem sempre é fácil. Os cuidados com a alimentação são fundamentais para esse controle. Neste vídeo, a Nutricionista, Tânia Rodrigues, fala sobre dieta para colesterol alto.

Tânia Rodrigues - Canal Doutor Ajuda!
brasil 61
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

 
O colesterol alterado é uma condição muito comum e que possui grande impacto na nossa saúde cardiovascular. Os triglicerídeos são um tipo de gordura presente no organismo que desempenham diversas funções. No entanto, quando os níveis estão elevados no sangue, podem estar associados à formação de placas nos vasos sanguíneos, prejudicando o fluxo sanguíneo normal e aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

Causas 

Existe mais de uma causa. A causa primária é quando a alteração é de origem genética e as secundárias podem ser estilo de vida, que inclui a forma como nos alimentamos, sedentarismo, outras doenças, medicamentos ou a combinação desses fatores.

A dieta deve ser a primeira medida para manter os níveis de colesterol dentro do adequado. É possível reduzir os níveis de triglicerídeos com uma alimentação balanceada, evitando:

  • Gorduras saturadas, encontradas em carnes gordurosas, queijos e manteiga;
  • Gorduras trans, presentes em salgadinhos, bolachas recheadas e alimentos fritos.

Prefira uma dieta rica em frutas, verduras, arroz e pães integrais, lentilhas e aveia. Combinada com a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação adequada pode proporcionar excelentes resultados!

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »