MENU

05/10/2023 às 07h58min - Atualizada em 05/10/2023 às 07h58min

O que é a toxoplasmose? Como prevenir?

Neste episódio, a infectologista, Mirian de Freitas Dal Bem Conadi fala sobre toxoplasmose.

Mirian de Freitas Dal Bem Conadi - Canal Doutor Ajuda!
Brasil 61
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

  
A toxoplasmose é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma Gondii, normalmente, uma vez que você pega o toxoplasma, ele permanece a vida toda no seu corpo. Em pessoas saudáveis, o sistema imunológico normalmente consegue conter o parasita, evitando doenças graves. Nestes casos, os sintomas costumam ser semelhantes aos da gripe, incluindo febre, calafrios e dores no corpo.

No entanto, a situação é diferente em mulheres grávidas e em indivíduos com sistemas imunológicos enfraquecidos. Nestes grupos, a toxoplasmose pode ter consequências mais severas. As gestantes com essa infecção correm o risco de aborto ou de dar à luz um bebê com malformações.

Em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, a doença pode permanecer latente no corpo por longos períodos sem causar sintomas. No entanto, se o sistema imunológico enfraquecer por qualquer motivo, a toxoplasmose pode reativar e causar sérias lesões, incluindo comprometimento cerebral e visual.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico geralmente é feito através do quadro clínico, junto com exames complementares para detectar os anticorpos que o nosso corpo produz contra o toxoplasma, que são detectados no exame de sangue.

Uma vez feito o diagnóstico, no caso das grávidas e dos imunossuprimidos são indicados tratamentos específicos que geralmente são feitos via oral. Segundo trabalhos publicados, se  o tratamento for iniciado precocemente, o risco de transmissão para o bebê cai pela metade.

Transmissão

Qual é a relação da toxoplasmose com as fezes de gatos? 

As fezes dos felinos podem conter o toxoplasma, os bichinhos se contaminam quando comem animais, como pássaros, que estão infectados e acabam eliminando os ovos do toxoplasma após aproximadamente, três semanas após o contágio. 

Se a pessoa tem contato com essas fezes contaminadas e depois acaba levando as mãos à boca, por exemplo, podem contrair a doença. Isso pode ocorrer ao limpar a caixinha de areia, entrando em contato com o parasita e caso não higienize as mãos devidamente, pode acabar ingerindo o toxoplasma. Ao entrar em contato ou ingerir com qualquer outra coisa que tenha entrado em contato com as fezes dos gatos, pode se contaminar. 
 
É importante ressaltar que o contágio da toxoplasmose ocorre também pela ingestão de alimentos crus ou malcozidos, especialmente carne de porco e carnes vermelhas ou mariscos que estejam contaminados. Tomar água contaminada também é outro meio de contaminação.

Prevenção

  • Sempre cozinhar os alimentos em temperaturas seguras. Ao consumir uma carne, certifique-se de que esteja bem passada;
  • Descasque ou lave muito bem as frutas e os vegetais antes de comer e não os corte em tábuas em que você cortou carnes ou mariscos crus;
  • Não comas ostras, mariscos malcozidos, eles podem estar contaminados;
  • Não consuma leite de cabra não pasteurizado;
  • Sempre lave tábuas de cortes, pratos, balcões, utensílios e mãos após o contato com carne crua, aves, frutos do mar;
  • Utilize luvas ao fazer jardinagem ou quando fizer contato com o solo e areia;
  • Se você tiver gatos, troque a areia da caixa todos os dias;
  • Sempre lave as mãos com água e sabão antes de ingerir qualquer alimento.

O peixe cru não transmite a toxoplasmose, mas é indicado que gestantes não consumas pois podem se contaminar com outros tipos de parasitas, como a difilobotríase, conhecida com a doença da tênia do peixe, ou ela pode ingerir toxinas pré formadas que outros bichos produziram, como a bactéria chamada estafilococos.

Se você estiver grávida ou paciente imunocomprometidos, além das recomendações acima, você deve evitar trocar a areia do gato, mas caso precise, use luvas descartáveis e após a troca, lave bem as mãos.

Em caso de suspeita desta doença, é fundamental buscar ajuda médica para um diagnóstico preciso e orientações adequadas.

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no YouTube.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »