MENU

03/10/2023 às 19h23min - Atualizada em 03/10/2023 às 19h30min

Prefeitura inicia atividades do Outubro Rosa em Imperatriz

Abertura oficial acontece na próxima quinta-feira com palestra ministrada pela mastologista Germana Bastos

Maria Almeida - Ascom
A Prefeitura preparou uma programação que inclui ações em Unidades Básicas de Saúde, palestras, aumento na oferta de exames e atendimentos da Unidade Móvel Oncológica em empresas, praças e igrejas - Foto: Maria Almeida
 
Uma blitz educativa na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa abriu na manhã desta segunda-feira (02), as atividades da campanha Outubro Rosa em Imperatriz. A solenidade de abertura oficial acontece na próxima quinta-feira (05), e conta com palestras para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e enfermeiros, ministrada pela mastologista Germana Bastos e com a enfermeira do Coren, Marcia Fernanda Brandão.

Para o mês de conscientização sobre o câncer de mama a Prefeitura preparou uma programação que inclui ações em Unidades Básicas de Saúde, palestras, aumento na oferta de exames e atendimentos da Unidade Móvel Oncológica em empresas, praças e igrejas. Em seu pronunciamento à imprensa, durante a blitz, a secretária de Saúde, Doralina Marques, garantiu que ampliará a oferta de exames neste período de campanha.

“Já ofertamos mamografias, ultrassons e demais exames preventivos que visam o diagnóstico precoce e combate aos cânceres com alta incidência e que são causa de morte no Brasil e no Maranhão. Mas este mês aumentaremos o número de exames ofertados para incentivar a população; além disso, intensificamos atividades voltadas ao tema nas repartições públicas e privadas”, explicou Doralina.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões sul e sudeste do Brasil.

Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?
A coordenadora da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista, chama a atenção para importância da prevenção. “É muito importante que as mulheres façam seus exames preventivos, que elas possam estar se tocando, realizando sua mamografia, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura. A Unidade Móvel este mês estará em vários pontos da cidade oferecendo mamografias para mulheres a partir de 40 anos e “Papa Nicolau”, então você mulher é nossa convidada a vir conosco realizar seus exames preventivos”, convidou.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »