MENU

28/09/2023 às 20h04min - Atualizada em 28/09/2023 às 20h15min

Especialista em saúde mental encerra programação do “Setembro Amarelo”

Última palestra ocorreu na sede da Secretaria da Mulher

Islene Lima
Ascom
Evento tratou sobre a temática “Gerenciamento de emoções e felicidade”, pontuando a importância de prevenir o suicídio - Foto: Assessoria
 
O mês de setembro foi voltado exclusivamente para o cuidado da saúde mental e, na Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher (SMPM), não foi diferente. Com diversos encontros, muitos diálogos, e troca de experiência, a equipe responsável encerrou nesta quinta-feira (28) a campanha com o professor, enfermeiro, doutor em Ciência da Religião, mestre em filosofia, e especialista em saúde mental, Osvaldo Theodoro.

Último encontro ocorreu na sede da Secretaria da Mulher, onde outros órgãos puderam participar do momento. Na oportunidade a secretaria da pasta, Terezinha Soares, agradeceu a todos os colaboradores que se empenharam em levar mais informações sobre o assunto no decorrer de todo o mês nas escolas, e outros meios.

“Foi um mês intenso e, desde já, reafirmamos o compromisso da SMPM, na prevenção e cuidado da saúde mental. Sabemos das dificuldades de se falar sobre o assunto, sabemos que muito desses traumas vem desde a infância ou de algo presenciado muito das vezes no núcleo familiar, e nem todo mundo consegue se expressar, diante disso, levamos especialistas, profissionais atuantes na área, para tratar e simplificar o assunto, afinal, a prevenção ainda é o melhor remédio”, destaca Terezinha.

O especialista Osvaldo Theodoro, palestrante da vez, também reforçou o papel de cada cidadão nessa luta. Ele pontua que não é necessário você ser próximo de uma pessoa para ajudar, pois muito das vezes a pessoa só quer ser ouvida, não ser julgada, ou seja, se sentir importante nem que seja por alguns minutos.

“As estatísticas apontam o Brasil em primeiro lugar no ranking mundial de transtorno de ansiedade e depressão. Aqui tratamos sobre a temática: “Gerenciamento de emoções e felicidade” pontuando a importância da prevenção do suicídio, mostrando que nos importamos, que devemos encorajar, e mais que isso, entender a personalidade individual de cada pessoa”, explica Osvaldo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »