MENU

23/09/2023 às 10h12min - Atualizada em 23/09/2023 às 10h12min

O que é escara?

Neste episódio, a cirurgiã plástica Drª Rita Narikawa fala sobre escara.

Drª Rita Narikawa - Canal Doutor Ajuda!
Brasil 61
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

  
As escaras, também conhecidas como úlceras de pressão, são machucados que ocorrem em pacientes que permanecem por longos períodos sentados ou deitados na mesma posição. 

Isso leva à compressão das partes moles (pele, gordura e músculo), prejudicando a circulação sanguínea local, e isso ocorre quando estamos apoiados, sentados ou deitados, mas normalmente mudamos de posição de tempos em tempos, e isso já é o suficiente para evitar que esses machucados apareçam, pois aliviamos a pressão, evitando que ela se concentre em apenas um ponto do corpo.

O problema acontece se essa compressão persistir por mais de 4 horas, a área afetada recebe menos sangue e oxigênio, resultando em danos e até necrose, originando as escaras. Por esse motivo, as escaras acontecem em pessoas com dificuldade de locomoção, como cadeirantes, pacientes internados em UTI, idosos acamados, etc.

As regiões mais comuns são acima dos glúteos, laterais dos glúteos, couro cabeludo e calcanhares. Fatores como atrito das roupas e umidade podem agravar o quadro. Essa lesão ocorre aos poucos e fica cada vez mais profunda, mesmo que pareça pequena na pele.

A vermelhidão é o primeiro sinal de alerta. É crucial reduzir a pressão no local, mudando a posição a cada 2 horas, realizando limpeza adequada da área e usando colchões adequados.

Na segunda etapa dos machucados, ocorre a formação de bolhas e até mesmo a exposição de gordura. Em estágios mais avançados, percebemos a perda total da pele, sendo possível ver as camadas mais profundas como os músculos ou até mesmo o osso. 

Diagnóstico e complicações 

Se as feridas surgiram por problema de circulação de sangue, não é fácil que a cicatrização ocorra, a probabilidade de infecções na pele e até mesmo no osso, é muito grande. Dessa forma, o mais importante é evitar que a úlcera aconteça.

Uma vez diagnosticada, é necessário evitar que ela chegue nos estágios mais avançados. O diagnóstico é baseado no histórico clínico e no exame físico.

Tratamento 

É obrigatório reduzir a pressão nos lugares afetados, isso significa que é preciso mudar o paciente de posição a cada duas horas, para não permitir que haja a formação desses machucados. Além disso, o uso do colchão chamado casca de ovo e outros curativos especiais, podem aliviar a pressão e minimizar a ocorrência dessas feridas. 

Outro ponto importante é que as feridas devem ser mantidas limpas, recebendo curativos adequados para cada caso. Às vezes, pode ser necessário uma limpeza cirúrgica para ajudar na cicatrização.

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no YouTube. 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »