MENU

15/09/2023 às 19h16min - Atualizada em 15/09/2023 às 19h30min

FIEMA realiza em Imperatriz Palestra “Reforma Tributária e o Impacto para o Estado do Maranhão”

O evento abordará de maneira prática os principais pontos sobre o tema que impacta de forma direta na economia do país

Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
No próximo dia 21 de setembro, a partir das 11h, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) promove a palestra “Reforma Tributária e o Impacto para o Estado do Maranhão”, ministrada pelo ex-deputado e consultor da Pró-Amazônia, Marcelo Ramos, na sede da FIEMA em Imperatriz, 4° andar. As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser feitas no site do Sympla. 

O objetivo do encontro é esclarecer sobre como as mudanças propostas podem impactar o setor industrial e empresarial, oferecendo oportunidades e desafios a serem considerados. Além de tirar dúvidas sobre as implicações tributárias e como desenvolver estratégias para se adaptar às mudanças. 

Entre outros aspectos, a PEC 45-A/2019 propõe a extinção de cinco impostos, entre eles o ICMS (estadual) e o ISS (municipal); cria um tributo único, o IBS, e o Conselho Federativo. Em 2019, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, entregou aos deputados federais contribuição da indústria para a Reforma Tributária. No dia 05 de setembro deste ano, a Federação discutiu o tema no Seminário “Desafios da Reforma Tributária para o Maranhão”, em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em São Luís. “O sistema tributário atual dificulta o crescimento econômico e social do país, pois eleva os custos das empresas, prejudica a competitividade, penaliza os investimentos e traz insegurança jurídica. Além disso, o setor industrial enfrenta a concorrência externa e está sujeito à carga tributária mais elevada que os demais setores”, ressaltou Baldez ao falar da necessidade de se debater um dos temas atuais mais importantes para a sociedade brasileira, a Reforma Tributária - PEC 45/19, que hoje está em análise no Senado Federal. Em agosto a FIEMA já havia discutido o tema na palestra pública realizada em colaboração com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »