MENU

27/08/2023 às 18h46min - Atualizada em 27/08/2023 às 18h46min

Cuidados Essenciais com a Saúde dos Idosos: Prevenindo Quedas e Promovendo uma Vida Ativa

Mais de 90 mil idosos são hospitalizados anualmente devido a quedas, muitas ocorrendo dentro de suas próprias residências.

Da Redação
GB Edições
    
No Brasil, as estatísticas preocupantes destacam as quedas como um dos principais desafios enfrentados pela população idosa. Dados do Ministério da Saúde revelam uma realidade alarmante: mais de 90 mil idosos são hospitalizados anualmente devido a quedas, muitas ocorrendo dentro de suas próprias residências.

Essa situação não só impacta a saúde dos idosos, mas também acarreta implicações financeiras e emocionais. Custos associados aos tratamentos e impactos na autoestima são desafios adicionais, sem mencionar a possibilidade de sequelas permanentes que afetam a qualidade de vida após uma queda.

Diversos fatores contribuem para esses acidentes, como o uso de produtos inadequados na limpeza de pisos, tapetes mal colocados, ausência de equipamentos de apoio específicos para idosos, como alças em banheiros e boxes, colchões inadequados ao tamanho e tipo de cama, calçados inapropriados e iluminação insuficiente. Assim como em casas com crianças, as residências de idosos devem ser adaptadas para garantir a segurança, levando em consideração o desgaste natural dos membros.

A prevenção é crucial. Exercícios físicos específicos, orientados por profissionais qualificados, podem fazer a diferença. A fisioterapia oferece orientação personalizada para a Terceira Idade, visando ao fortalecimento muscular e ao aprimoramento do equilíbrio.

A imagem do idoso frágil, com passos lentos e arrastando chinelos, pode ser substituída por um cenário de vitalidade. A possibilidade de enriquecer a qualidade de vida, proporcionando disposição para diversas atividades, inclusive viagens e passeios, é uma realidade cada vez mais acessível.

Entretanto, o êxito nesse processo requer a crença no próprio potencial e o investimento na saúde. Quanto mais cedo o idoso investir em seu fortalecimento muscular, menores serão os riscos de quedas e lesões.

Atividades diárias como subir escadas, caminhar em terrenos irregulares, entrar e sair de um carro, são facilitadas com a prática regular de exercícios. Acima dos 60 anos, o foco deve ser no alongamento e no fortalecimento dos músculos, especialmente os quadríceps, fundamentais para a flexão do quadril e a elevação dos joelhos, favorecendo a locomoção.

Para fortalecer e ganhar massa muscular, exercícios com pesos são indicados. Equipamentos de musculação adaptados a essa faixa etária, com ajustes simples e possibilidade de aumentar gradualmente a carga, são recomendados para uma prática segura e eficaz.

É fundamental enfatizar que a orientação de profissionais é indispensável em todo esse processo. A mensagem final é clara: a ação é a chave para uma vida melhor, independentemente da idade. Mexa-se e invista em sua saúde para conquistar uma qualidade de vida plena.

>>> Cartilha dos Direitos Humanos dos Idosos

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »