MENU

24/08/2023 às 10h19min - Atualizada em 24/08/2023 às 10h19min

O que é demência frontotemporal? Quais os sintomas e o tratamento?

Neste episódio, a psiquiatra Célia Gallo, fala sobre demência frontotemporal.

Drª Célia Gallo - Canal Doutor Ajuda!
Brasil 61
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Você conhece alguém que está tendo comportamentos diferentes, socialmente inadequados? Ou está com dificuldades para falar ou reconhecer objetos? Já ouviu falar de demência frontotemporal? 

O termo demência significa uma diminuição lenta e progressiva da função mental que afeta a memória, pensamento e a capacidade de aprender. A demência frontotemporal é a segunda causa mais comum de demência em adultos com menos de 65 anos, sendo a demência de Alzheimer a primeira. No entanto, uma característica marcante da demência frontotemporal é que ela preserva a memória por um período inicial, o que pode dificultar o diagnóstico.

Ao contrário do Alzheimer, a demência frontotemporal afeta principalmente as regiões do cérebro responsáveis pelo comportamento, personalidade e linguagem. Isso resulta em sintomas distintos dos observados na doença de Alzheimer.

Sintomas 

Os sintomas da demência frontotemporal podem ser divididos em duas categorias principais: 

Comportamentais e de personalidade:

  1. A pessoa fica mais irritada, grosseira e agressiva, possui dificuldade na regulação de emoções com oscilações de humor, onde as reações de alegria e tristeza são mais intensas;
  2. Descuido com a higiene pessoal, como não tomar banho, deixar de escovar os dentes;

  3. Perda de empatia e indiferença com as necessidades de outras pessoas;

  4. Falta de senso crítico;

  5. Comportamentos socialmente inadequados, como incomodar pessoas na rua, fazer piadas inadequadas;

  6. Impulsividade;

  7. Em casos mais graves, podem ocorrer comportamentos bizarros, como erotização e desinibição sexual, usando palavras de baixo calão e a perda do pudor.

Linguagem e fala:

Essa por sua vez é progressivamente afetada, podendo ocorrer dificuldades na compreensão e na expressão verbal, com redução na capacidade de falar. Os principais sintomas são:

  1. Dificuldade de compreender a fala, não entendendo o significado das palavras;

  2. Prejuízo na capacidade de produzir palavras e formar frases complexas;

  3. Dificuldade de reconhecer objetos e pessoas e problemas em nomeá-los.

As pessoas com demência frontotemporal, acabam perdendo a capacidade de usar as palavras para se expressar, não porque a memória falha, mas por causa da disfunção do lóbulo frontal. Com a evolução da doença, podem deixar de falar definitivamente. Alguns pacientes desenvolvem atrofia muscular generalizada, fraqueza, podendo ocorrer também dificuldades de mastigar e engolir.

Diagnóstico 

Não existe um exame único para o diagnóstico. É realizado com base na história clínica, sinais e sintomas relatados pelos pacientes e seus familiares, já que os pacientes não percebem suas dificuldades. É preciso excluir outras causas já que alguns sintomas podem estar associados a outras doenças, assim é realizada uma investigação minuciosa, com a realização de exames específicos como testes cognitivos, exames de sangue, entre outros.

Tratamento 

Infelizmente, não existe uma cura ou tratamento específico para a demência frontotemporal, o tratamento tem como objetivo melhorar os sintomas. O paciente que apresenta quadro depressivo, são recomendados antidepressivos por tempo limitado. Para as alterações de comportamento, são indicados neurolépticos, que são medicamentos que possuem efeitos sedativos e psicomotores.

Criar um ambiente seguro e de apoio, pode ser muito útil. Geralmente o ambiente deve ser iluminado, seguro, estável e projetado de forma que ajude na organização. Alguns estímulos como rádio e televisão são úteis, mas estímulos excessivos devem ser evitados. Uma rotina bem estabelecida ajuda pessoas com demência frontotemporal a terem uma sensação de segurança e estabilidade. 

Qual a causa da demência frontotemporal?

Sabemos que existem alterações genéticas que podem predispor esse tipo de demência. Cerca de 10 a 20% das pessoas que possuem demência frontotemporal, têm ou tiveram parentes que possuíam sintomas parecidos. 

Para mais detalhes, assista o vídeo no canal Doutor Ajuda.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »