MENU

20/08/2023 às 19h51min - Atualizada em 20/08/2023 às 19h51min

Atendimentos na área da saúde marcam Ação Resgate no Centro de São Luís

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a partir do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual).

Secom/MA
Foto: Fernando dos Anjos
   
Com um café da manhã e vários serviços na área da saúde, foi realizada mais uma edição do Ação Resgate, que tem como foco pessoas em situação de rua. O projeto foi realizado na manhã deste sábado (19) na Praça Deodoro, no Centro de São Luís, e contou com a participação de uma equipe multiprofissional composta por farmacêutico, bioquímico, médico clínico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a partir do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual). O diretor do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa, lembrou que a ação é, também, uma oportunidade para as pessoas que desejam tratamento contra a dependência química.

“Essas ações que nós fazemos ocorrem em áreas com um quantitativo de pessoas que vivem nas ruas e fazem uso de drogas. Em cada ação dessas nós ofertamos serviços médicos, como testes para HIV, sífilis, hepatite, consultas em clínica geral e consultas psiquiátricas, além de internação para quem quer sair das ruas e tratar a dependência química”, explicou.

Esta edição do projeto foi escolhida para ser realizada durante o sábado por conta de o dia 19 de agosto marcar a mobilização pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.O coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua no Maranhão, José Ribamar Marques, lembrou que a participação da gestão pública e da sociedade civil é essencial para garantir cidadania e inclusão social.

“É importante trazer esse debate não somente neste dia, mas trazemos sempre ações pontuais, como datas comemorativas, para que o governo possa ser alertado e provocado sobre este tema. E, também, provocamos a sociedade, de um modo geral, a pensar sobre este assunto, a sociedade civil precisa estar junto e participar”, comentou.

Durante o Ação Resgate foram realizados testes de HIV, sífilis, hepatite, glicemia capilar, pressão arterial; também foram oferecidos corte de cabelo e de unha; além de consulta com especialistas em clínica geral e psiquiatria, com a possibilidade de internação para casos de dependência química.

O ato também contou com a presença de representantes do Ministério Público Estadual como o promotor de justiça Marco Aurélio Ramos Fonseca, da 1ª Promotoria Distrital da Cidadania – Polo Centro.

“Esta é uma atividade de mobilização em função do Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua. Precisamos frisar que este é um segmento excluído, invisibilizado. As pessoas em geral não querem ter uma maior proximidade, mas essas pessoas têm direito de acesso à cidadania e têm direito a uma vida digna”, afirmou.

O Ação Resgate teve ainda a presença do delegado Joviano Furtado titular da Delegacia da Liberdade, que dá apoio ao projeto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »