MENU

20/08/2023 às 19h26min - Atualizada em 20/08/2023 às 19h26min

Inmet alerta para baixa umidade e índice pode chegar a 30% na região central do país

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, áreas das regiões Nordeste, Norte e Sudeste do país também estão sob alertas.

Landara Lima
Brasil 61
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

   
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de baixa umidade para a região Centro-Oeste neste domingo (20). O índice pode chegar a 30% nas regiões centrais. Áreas das regiões Nordeste, Norte e Sudeste do país também estão sob alerta.

O alerta amarelo emitido significa perigo potencial. Neste caso, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. O nível considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde é entre 50% e 60%. De acordo com o alerta, há baixo risco de incêndios florestais.

O Meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, reforça os cuidados que se deve ter com a saúde durante o período seco e de baixa umidade.

“O que a gente recomenda quando essa umidade fica muito baixa é tentar manter-se hidratado, beber bastante água, suco natural. Evitar, se possível, atividades físicas de mais esforço, principalmente ao ar livre quando as temperaturas ficam mais elevadas e a umidade cai, entre as 10 e as 16 horas. Além disso, evitar o manuseio com fogo nas suas atividades rotineiras”, explica.

Segundo o Inmet, durante a semana estão previstos acúmulos de chuva significativos na região Sul, quando os níveis vão ser maiores que 50 mm em grande parte da região, exceto no centro-sul do Rio Grande do Sul.

Já na região Norte estão previstos acúmulos menores que 30 mm em praticamente todo extremo oeste da região. Na região Nordeste não há previsão de chuvas, havendo predomínio de tempo estável e seco.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste a previsão é de tempo seco em praticamente toda a semana, exceto em São Paulo e Rio de Janeiro, onde as chuvas podem ultrapassar os 80 mm.
  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »