MENU

14/08/2023 às 18h40min - Atualizada em 14/08/2023 às 18h45min

Secretaria de Saúde alerta sobre cuidado e prevenção às doenças cardíacas

14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades

Luana Barros
Ascom
É o médico cardiologista que pode identificar, prevenir e tratar problemas cardíacos, como: arritmias, pressão alta, infarto, insuficiência cardíaca, entre outros. (Foto: Patrícia Araújo)
 
Nesta segunda-feira (14) foi comemorado o Dia do Cardiologista. A data foi estabelecida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2007, para valorizar o trabalho deste profissional e estimular o cuidado e prevenção às doenças do coração. De acordo com dados da SBC, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.
 
Dada a importância deste profissional, em Imperatriz, a secretária de Saúde, Doralina Marques, informa que “a Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Saúde, profissionais cardiologistas no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz (CEMI – Três Poderes), onde a marcação de consultas é feita pelo Sistema de Regulação, nas Unidades Básicas de Saúde, e no Hospital Municipal (HMI - Socorrão), para pacientes em situação de urgência e emergência”.
 
É o médico cardiologista que pode identificar, prevenir e tratar problemas cardíacos, como: arritmias, pressão alta, infarto, insuficiência cardíaca, entre outros. Cabe a ele também a orientação sobre fatores de risco e os hábitos saudáveis que podem proteger o coração, como alimentação equilibrada, atividade física regular, controle do estresse e do tabagismo.
 
A médica cardiologista Allana Casimiro, CRM 9867, dá detalhes de quando é preciso procurar atendimento com este profissional. “A maioria das pessoas procura o cardiologista somente quando está com algum sintoma ou ao menos com uma suspeita, mas a cardiologia não é uma especialidade só para idosos. É importante um acompanhamento em todas as fases da nossa vida. As doenças cardiovasculares matam mais do que o câncer, costumam ser silenciosas e não dar muitos sinais, até que estejam graves”.
 
Ela enumera alguns dos sintomas que podem indicar que há algo de errado com o seu coração: Dor no peito (especialmente do tipo em aperto); Cansaço e falta de ar mesmo aos pequenos esforços; Palpitações e batimentos cardíacos irregulares; Desmaios, Inchaço em pernas, tornozelos e pés; Dor no pescoço e região do maxilar.
 
“Alguns sintomas são mais frequentes que outros. Os que merecem destaque são dor no peito, falta de ar, cansaço, tonturas e desmaios. Caso você note a presença de um destes sintomas, procure o cardiologista”, finalizou Allana. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »