MENU

06/08/2023 às 10h11min - Atualizada em 06/08/2023 às 10h11min

Como eliminar o chulé?

Neste episódio, a dermatologista Vivian Barzi Loureiro fala sobre o chulé.

Drª Vivian Barzi Loureiro - Canal Doutor Ajuda!
Brasil 61

  
Você tem chulé ou conhece alguém que tenha? Sabe o que causa e o que pode fazer para melhorar o mal cheiro?

O chulé, também conhecido como mau cheiro nos pés, não é um problema grave, mas é bastante desagradavél e causa constrangimento tanto em quem sofre com o problema quanto quem convive com quem tem chulé.

O mau cheiro é causado pela combinação do suor dos pés com as bactérias presentes na região. Os pés são ricos em glândulas sudoríparas, e portanto são capazes de produzir grandes quantidades de suor. Por conta do uso diário de calçados, esse suor tem dificuldade de evaporar, e apesar de evitar a evaporação do suor, pode favorecer a proliferação dessas bactérias.

As mãos também são ricas de glândulas sudoríparas, mas como não ficamos de luvas o tempo todo, como os sapatos, o suor das mãos evapora.

O suor é composto por água e sais minerais, e por si só, não possui cheiro. Então de onde vem o mau cheiro? A queratina, que é uma substância, quando úmida pelo suor é um ótimo alimento para bactérias, e é a degradação da queratina por essas bactérias que libera o odor forte.

Alguns fatores que contribuem para o chulé, são:

  • Quantidade de suor produzida;
  • Tempo que a pessoa passa com os pés fechados;
  • Certos alimentos como alho, cebola e pimenta;
  • Uso de antibióticos;
  • Diabetes;
  • Alcoolismo;
  • Algumas doenças dermatológicas.

O tratamento para o chulé visa reduzir a umidade dos pés e a quantidade de bactérias presentes. Isso pode ser feito através da lavagem e secagem adequadas dos pés, escolha de calçados abertos, evitar usar o mesmo calçado todos os dias, usar meias com os calçados e utilizar desodorantes e talcos específicos para os pés, após o uso dos sapatos, colocá-los em um local ventilado.

Caso o problema persista, é recomendado buscar a ajuda de um dermatologista para uma avaliação mais detalhada e orientação adequada.

>>>Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »