MENU

05/08/2023 às 19h33min - Atualizada em 05/08/2023 às 19h33min

Juscelino Filho participa de reunião anual de ministros das Comunicações do Brics

Representante brasileiro falou ao grupo sobre os esforços do governo brasileiro para promover inclusão digital universal, entre outros temas.

Ascom
Imprensa/MCom
Foto: Diego Campos / MCom

  
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou da 9ª Reunião de Ministros de Comunicações do Brics na manhã desta sexta-feira (4). O encontro realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, foi marcado por declarações dos países-membros do grupo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em torno do desejo de cooperação e troca de experiências em temas como inclusão digital dos povos, digitalização das economias e transformação digital.

Os esforços do governo brasileiro para promover inclusão digital universal a todos os cidadãos foi um dos temas apresentados aos ministros dos demais países-membros por Juscelino Filho. O Programa Norte Conectado, os avanços na implementação do 5G e as mudanças no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) – que ampliam a abrangência na aplicação dos recursos – foram outros destaques nas falas do ministro.

"A inclusão digital é uma das nossas mais altas prioridades do Ministério das Comunicações. O Brasil está comprometido em prover conectividade universal para todos os seus cidadãos, dentro dos próximos anos, e estamos fazendo investimentos expressivos com enorme progresso em relação a esta meta", declarou.

Ainda segundo o ministro, à medida que o acesso à internet torna-se amplamente disseminado, a "conectividade universal e significativa" passa a ser um importante foco das políticas públicas de telecomunicações. "Essa conectividade significativa é a chave para uma verdadeira transformação digital da sociedade. O letramento e as habilidades digitais são essenciais para que as pessoas beneficiem-se da transformação digital do governo, da economia e da sociedade."

Da mesma maneira, a importância da governança da internet (sobretudo no que diz respeito à privacidade e à proteção de dados) e a expansão da pesquisa e desenvolvimento em tecnologias digitais foram assuntos explorados por Juscelino Filho na ocasião, entre diversos outros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »