MENU

02/08/2023 às 16h51min - Atualizada em 02/08/2023 às 16h51min

O que causa a barriga d’água?

Neste episódio, a Gastroclínica Drª Maira Marzinotto fala sobre ascite, popularmente conhecida como barriga d’água

Drª Maira Marzinotto - Canal Doutor Ajuda!
Brasil 61

 
Você conhece alguém que ficou com a barriga inchada ou com bastante volume? Sabe quando deve suspeitar que isso pode ser um problema de barriga d'água? O crescimento da barriga não significa que você tem ascite, essa é apenas uma das causas, mas existem outros fatores que podem ser a obesidade, gravidez, predominância de gordura na barriga, entre outros.

A ascite é o acúmulo de líquido no espaço peritoneal, uma membrana que reveste parte dos órgãos abdominais. Simplificando, os órgãos dentro da barriga ficam dentro de uma espécie de saco que é a membrana chamada de peritônio. Agora imagina que esse saco fique cheio de água, envolvendo os órgãos. Um dos sinais evidentes desse problema é o aumento repentino no volume abdominal, resultando em uma aparência "barriguda".

Outros sintomas como o inchaço no corpo, náuseas, ganho de peso inexplicado, podem vir junto com o aparecimento da ascite. Muitas vezes a pessoa só fica sabendo que tem ascite caso seja examinada por um médico ou se fizer algum exame de imagem. Quem tem ascite, costuma sentir um desconforto na região do abdômen, se sentindo meio inchado e estufado o tempo todo.

É comum também que a pessoa tenha diminuição de apetite porque o estômago fica envolto de líquido. Nos casos mais avançados, causa muito desconforto ao caminhar, abaixar e nos casos mais graves, até para respirar.

O que causa esse aumento de líquido na barriga? O que devemos notar? Aqui vamos destacar apenas quatro causas importantes.

Causas

Problemas no fígado. O fígado produz a principal proteína presente no sangue, a albumina. Paciente com problemas na função do fígado, produz menos albumina e assim o líquido acaba saindo dos vasos e causando inchaço em diferentes partes do corpo, incluindo a barriga.

  1. Problemas renais. O rim é o filtro do sangue e tem como função controlar a quantidade de água e sais no corpo. Nos casos de insuficiência renal, pode ocorrer um acúmulo de água e de sais que resulta no inchaço do corpo.
  2. Insuficiência cardíaca. O coração é a bomba que impulsiona o sangue para todo o corpo, se o coração fica fraco esse bombeamento pode não ser suficiente e causar o inchaço. Quando isso acontece, normalmente a pessoa tem sintomas como falta de ar e cansaço.
  3. Existem ainda causas diversas para esse problema, como a tuberculose, câncer, pancreatite crônica ou aguda e doenças autoimunes, como o lúpus.

Se houver suspeita de ascite, é fundamental procurar ajuda médica para um diagnóstico adequado e o início do tratamento apropriado. O médico poderá realizar exames complementares, como exames de imagens (ultrassom e tomografia), exames e de urina  e indicar o tratamento mais adequado para a causa da ascite.

Tratamento

Como na maioria das vezes a barriga d’água é apenas um sintoma de outra doença, o tratamento envolve o controle da doença causadora da ascite. Entretanto, para diminuir o desconforto causado pelo líquido, algumas medidas quase sempre são indicadas, como dieta com pouco sal, ao contrário do que pensamos, a ascite não piora com o consumo de água, mas sim com consumo de sódio.

A restrição de água pode ser indicada em apenas alguns casos, como paciente com insuficiência renal ou cardíaca, e essa medida deve ser seguida apenas se foi indicada pelo médico, pois nem todos os casos necessitam dessa restrição. 

Se você suspeita que pode estar com barriga d’água, é muito importante procurar um médico clínico geral ou um gastroenterologista.

>>> Para mais informações, assista o vídeo no canal Doutor Ajuda.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »