MENU

28/07/2023 às 19h15min - Atualizada em 28/07/2023 às 19h15min

O que pode ser a tosse com sangue?

Neste episódio, o pneumologista Alexandre Amaral, nos dará mais detalhes sobre o assunto.

Alexandre Amaral - Canal Doutor Ajuda!
Brasil 61/Agência do Rádio

  
Já teve tosse com sangue? Já ouviu falar de hemoptise? Hemoptise é a tosse com saída de sangue, seja ele puro ou misturado ao catarro vindo das vias aéreas inferiores (traqueia, brônquios ou pulmões), e isso é um sintoma relatado pelo próprio paciente.

A primeira coisa a se fazer é tentar diferenciar a hemoptise da pseudo hemoptise, a hemoptise falsa. Isso porque a tosse com sangue pode ser facilmente confundida com vômito com sangue (hematêmese, sangue que vem do aparelho digestivo), ou até com algum sangramento que venha do nariz (epistaxe).

A tosse com sangue pode variar de sintomas leves a graves, podendo apresentar riscos à vida, especialmente quando há um grande volume de sangue expelido.

O que causa a tosse com sangue?

As causas podem variar, dependendo da idade da pessoa, da presença de outras doenças e até de acordo com a região em que a pessoa vive.

No Brasil, algumas das principais causas de tosse com sangue incluem: 

  • Tuberculose;
  • Bronquiectasias (infecção estrutural das vias aéreas inferiores, geralmente dilatações);
  • Infecções no pulmão causadas por fungos; 
  • Neoplasias (câncer de pulmão); 
  • Pneumonias, 
  • Doenças autoimunes;
  • O uso de drogas e cigarros eletrônicos.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado pela conversa e exame físico do paciente, e alguns dados podem auxiliar na identificação da causa. Além disso, exames complementares são essenciais para avaliar a tosse com sangue, como hemograma, teste de coagulação e radiografia ou tomografia de tórax. Dependendo da suspeita, o especialista pode solicitar outros exames adicionais.

Tratamento

O tratamento dependerá da causa e da gravidade do quadro. Em casos mais críticos, o paciente pode precisar de cuidados especiais para o sistema respiratório e receber um tratamento específico e direcionado. 

>>> Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »