MENU

24/07/2023 às 16h18min - Atualizada em 24/07/2023 às 16h18min

A doença do carrapato pode matar

No Brasil, a doença é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida principalmente pelo carrapato-estrela e comum na região do Cerrado e em áreas degradadas da Mata Atlântica.

Da Redação
GB Edições

A doença do carrapato, ou seja, a febre maculosa é causada por uma bactéria chamada Rickettsia rickettisiic transmitida ao homem pelo Carrapato Estrela (Ambyomma cajennense). Recentemente houve um grande aumento dos casos na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, quando várias pessoas foram infectadas ao mesmo tempo quando participaram de um badalado evento numa fazenda da região, sendo que quatro dessas vítimas faleceram.

A bactéria pode ser encontrada ainda no sangue de alguns animais silvestres e também podem contaminar cães, cavalos e bois sem causar doenças aos mesmos. A capivara é um dos animais preferidos para "hospedar" a bactéria.

A contaminação funciona da seguinte maneira: o carrapato suga o sangue de um animal infectado e depois, ao picar o homem, passa a bactéria para o ser humano, que poderá desenvolver a febre maculosa.

Agora, nem sempre o carrapato está infectado pela bactéria da febre maculosa, mas é bom não arriscar. É muito comum dizer que o Carrapato Estrela é o transmissor, mas a identificação do carrapato não pode ser feita a olho nu, ela só é possível em laboratório e por pessoas especializadas. O micuim também pode transmitir a doença, por isso todo cuidado é pouco, não se pode facilitar quando se trata de picada deste tipo de "bicho".
   
Os principais sintomas da Febre Maculosa são febre, cefaleia, dores no corpo e manchas avermelhadas, chamadas petéquias. No início, os sintomas podem parecer um estado gripal ou outra doença febril. E, nesse caso, é muito comum a pessoa tratar-se em casa tomando um antitérmico comum. Acontece que sem o tratamento conveniente, a doença evolui para complicações pulmonares, renais, neurológicas, vasculares, desidratação, choque, coma e finalmente a morte.

Geralmente os sintomas aparecem entre dois e vinte dias após a picada do carrapato. Se o paciente aparentar uma gripe e tiver sido picado deve procurar o Serviço de Saúde imediatamente e relatar ao médico o ocorrido.

Se tiver sido picado por carrapato, deve ficar em observação e atento à reação do organismo. Não se trata de criar uma histeria coletiva, mas existe o risco de contrair a doença daí a necessidade de se ficar atento.

Como se prevenir da doença? É simples, evite frequentar locais de risco, como beira de rios, principalmente na época da seca quando aumenta muito o número de carrapatos no meio ambiente. Na impossibilidade, proteger o corpo da melhor maneira possível e se examinar nos intervalos de uma em uma hora à procura de carrapatos. Outra medida é evitar contato com cavalos ou cães que tenham estado nas áreas de risco.

Os cães e gatos domésticos também são hospedeiros do carrapato. Por isso, é bom sempre caprichar na higiene do animal, principalmente no verão. Dê banhos regulares, pelo menos a cada quinze dias, use sabonetes e xampus específicos para eles. Se tiver dúvida, consulte um veterinário.

Lembre-se de que a prevenção é sempre o melhor remédio para todas as doenças.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »