MENU

20/07/2023 às 18h08min - Atualizada em 20/07/2023 às 18h08min

Saúde de Araguaína é destaque durante o 37º CONASEMS

Uso da tecnologia para coleta e gestão de informações no CapsAD foi destaque no evento

ASCOM - PMA
Secretária de Saúde, Ana Paula, e Klaubher Feitosa Silva Cruz do CapsAD - Foto: Divulgação
 
Assistência integrada, humanizada e mais qualidade nos atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CapsAd) de Araguaína. Esse investimento da Secretaria de Saúde do município foi destaque no 37º Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Goiânia, entre os dias 16 e 19 de julho, e recebeu o reconhecimento como a experiência mais vitoriosa do Tocantins na área da saúde.

A iniciativa usa a tecnologia para otimizar a coleta de informações, armazenamento e acesso de dados dos usuários para tornar a gestão mais eficiente e impactar positivamente o dia a dia de servidores e comunidade. A experiência foi apresentada pelo servidor Klaubher Feitosa Silva Cruz durante o congresso com o tema “Desenvolvimento de um Sistema Digital na Gestão da Informação dos Pacientes do CAPSAD de Araguaína”.

“Precisávamos de algo digitalizado que nos desse informações em tempo real. Eram 1.800 prontuários físicos que dificultavam o levantamento de dados. Por isso buscamos ferramentas para agilizar esse processo. Digitalizamos todas as informações dos usuários e criamos um sistema que facilita demais o trabalho hoje. A partir daí, conseguimos entender melhor o nosso público, os perfis, e então desenvolver estratégias mais eficientes de prevenção, abordagem e tratamentos”, conta Klaubher.

Ações inovadoras
A secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, também presente no Conasems, ressalta que a gestão preza pelo investimento em novas ferramentas e processos que tornem o atendimento à população mais ágil e qualificado. “Essas iniciativas exemplificam o compromisso de Araguaína com o cuidado com a saúde e o bem-estar de seus cidadãos, mostrando que o município está à frente em ações inovadoras, contribuindo para o avanço da saúde pública em âmbito nacional”, afirmou.

Outra ação pioneira apresentada por Araguaína no congresso foi a vacinação itinerante contra a Covid-19. Liderado e apresentado pela enfermeira Zaynne Rossana da Costa, o trabalho mostrou a ampliação ao acesso à imunização e os resultados alcançados para garantir a proteção da população contra o vírus.
 
“O SUS que falta no Brasil”
O 37º Conasems foi promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e debateu os desafios e avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do tema “O SUS que falta no Brasil”.

O evento promoveu painéis técnicos dispostos em uma mesa central e em mesas satélites, abordando diversos aspectos do tema “Integralidade no SUS” para discutir a importância de oferecer uma atenção integral à saúde da população, considerando as necessidades individuais e coletivas, e promovendo a equidade no acesso aos serviços de saúde.

“Estar no congresso também é uma oportunidade para buscar soluções e parcerias que beneficiem a população. As discussões propõem um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para o fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS”, completou Ana Paula.
 
Avanços e desafios
O evento promoveu diversas atividades, como a Feira SUS, com estandes do Conasems, dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), patrocinadores, expositores e área de apoiadores, a Mostra Brasil, o espaço “Aqui Tem SUS” e a Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, buscando destacar as ações e projetos que fortalecem o sistema de imunização.

Com mais de 30 anos de existência, o SUS tem conquistas significativas em várias áreas, como a redução da mortalidade infantil, o tratamento da AIDS, a cobertura universal de vacinação e o enfrentamento de pandemias, como a da covid-19. No entanto, questões como transformações demográficas, mudanças climáticas, desigualdades econômicas, hábitos da população, judicialização, interferência do legislativo na gestão da saúde e financiamento precário são desafios a serem enfrentados para garantir uma saúde pública eficiente e acessível a todos os cidadãos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »