MENU

18/07/2023 às 19h02min - Atualizada em 18/07/2023 às 19h02min

Hospital Dom Orione completa 47 anos de história e missão como referência na região Norte do país

Instituição é uma das maiores unidades de saúde do Norte do país e possui 1.300 profissionais

Da Assessoria
O hospital foi inaugurado oficialmente em 1976 - Foto: Jogos estão sendo muito disputados - Foto: Divulgação / Rodrigo Martins
 
Um dos maiores complexos hospitalares do Norte do Brasil completa 47 anos neste domingo, 16 de julho. Ao longo de sua história, o Hospital Dom Orione se consolidou como referência em excelência na área da saúde. Com uma grande infraestrutura, equipamentos de ponta e profissionais qualificados, a instituição, situada em Araguaína, proporciona atendimento de alto nível para a população do Tocantins e região.

O Hospital Dom Orione é uma entidade filantrópica, pertencente à Pequena Obra da Divina Providência, fundada por São Luís Orione, presente em mais de 30 países. A filantropia é caracterizada pela oferta de mais de 60% de seus atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento beneficia pacientes de todo o Tocantins, Sul e Sudeste do Pará e Sul do Maranhão.

Padre Bruno Rodrigues, diretor presidente do Hospital Dom Orione, explica que a instituição, inaugurada oficialmente em 1976, carrega uma história de missão e desbravamento, iniciada na década de 50 com os missionários orionitas. “Um trabalho que começou de forma simples, numa época em que o então Norte Goiano não tinha oferta de serviços de saúde para a população”, explica.

“Com essa simplicidade e com o espírito missionário de religiosos, leigos e profissionais da saúde, aos poucos o trabalho foi sendo ampliado. Hoje o Hospital Dom Orione é uma instituição consolidada, referência em diversas especialidades, com um volume de pacientes que gira em torno de 25.000 por mês”, completou o diretor presidente.

Alta Complexidade
Dentre os atendimentos realizados, destacam-se os procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias cardiovasculares, endovasculares, neurológicas e embolizações. A primeira cirurgia cardíaca do Tocantins foi realizada no Hospital Dom Orione. O serviço de Hemodinâmica também é o primeiro do Estado.

Em 2022, o Hospital Dom Orione firmou um novo convênio com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins para a realização de procedimentos cardíacos. Com o serviço ofertado pelo Dom Orione, foi possível zerar a fila de espera por esse tipo de procedimento na região Macro Norte.

Obstetrícia
A maternidade é o setor do Hospital Dom Orione que mais atende pelo SUS. Por mês são realizados em média 550 partos, sendo mais de 90% para pacientes SUS. A instituição promove o Parto Humanizado e carrega consigo o selo “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Ministério da Saúde e UNICEF para as instituições que seguem os “10 Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno”.

Economia
Além de sua relevância nos serviços de saúde, o Hospital Dom Orione também tem grande contribuição na economia e geração de empregos. A unidade emprega atualmente mais de 1.300 profissionais que atuam nas áreas de apoio, administrativa e assistencial.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »