MENU

16/07/2023 às 19h27min - Atualizada em 16/07/2023 às 19h27min

Frio persiste no Sul do país até a próxima quarta-feira (19)

Apesar da passagem de um ciclone extratropical, a semana deve ser bem mais tranquila, aponta Inmet.

Lívia Azevedo
Brasil 61
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

  
Uma nova massa de ar polar se aproxima e deve fazer as temperaturas caírem ainda mais em algumas regiões. O tempo fica instável devido à rápida passagem de uma frente fria que pode provocar pontos isolados de geadas no Sul do país no início da semana. A queda da temperatura deve se acentuar durante as madrugadas, conforme explica a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos. 

“No Centro-Sul do país, as temperaturas vão ficar mínimas no decorrer da semana, mas até quarta-feira, ela fica bem mais restrita à região Sul — principalmente, entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná. Tem a parte leste de São Paulo, inclusive pega a Serra da Mantiqueira, e o sul do Mato Grosso do Sul”, destaca.

Apesar da frente fria, a semana promete ser bem mais tranquila, após a passagem do ciclone extratropical que deixou mortos e causou estragos em estados no Sul e no Sudeste do Brasil. Segundo a meteorologista, serão dias “típicos de inverno” com baixas temperaturas

Chuvas no litoral do Nordeste e tempo seco no Sudeste e Centro-Oeste

O tempo também continua instável na faixa litorânea de Salvador até Natal. As chuvas vão se concentrar desde o norte do Rio Grande do Norte, com volumes significativos em Salvador e Maceió. Volumes expressivos também podem ser registrados entre o noroeste do Amazonas e Roraima.

Já na parte central do país, o tempo firme persiste. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de tempo seco em praticamente toda a semana, com exceção de áreas do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, onde podem ocorrer baixos volumes de chuva, menores que 60 mm. De acordo com Andrea Ramos, vai prevalecer a massa de ar seco e frio, proporcionando temperaturas mínimas na parte da manhã, um leve aquecimento ao longo do dia — além de umidade muito baixa.

“Estamos colocando, ao longo da semana, avisos de umidade na parte central do país. Esse sistema inibe a formação de nuvens de chuva e praticamente a região segue sem muitas chuvas, com umidades baixas, principalmente, na parte da tarde”, alerta a meteorologista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »