MENU

11/07/2023 às 22h13min - Atualizada em 11/07/2023 às 22h13min

Araguaína recebe equipe do Governo Federal para avaliar ampliação de serviços básicos de saúde

Diagnóstico foi feito com o apoio da equipe técnica do Ministério da Saúde durante visita ao município

Felipe Maranhão
Secom Araguaína
O objetivo da Secretaria da Saúde de Araguaína é ampliar o número de profissionais que atuam no atendimento básico e o alcance de rede de saúde municipal - Foto: Marcos Sandes Filho/ Secom de Araguaína
 
A Prefeitura de Araguaína solicitou a visita da equipe técnica da SAPS (Secretaria da Atenção Primária à Saúde) do Ministério da Saúde com o objetivo de identificar oportunidades de qualificação e ampliação da rede de serviço da Saúde Básica do Município.

Durante uma semana, a equipe técnica visitou diversas instalações de saúde de Araguaína, como UBS (Unidades Básicas de Saúde), o Hospital Municipal de Araguaína e o PAI (Pronto Atendimento Infantil).

O prefeito Wagner Rodrigues acompanhou as visitas às unidades de saúde e participou da reunião final de diagnóstico apresentado pela equipe técnica. “Trabalhamos para tornar o serviço público de saúde cada vez mais acessível e de qualidade. Sabemos que essa demanda sempre será alta, por isso pedimos o apoio do Governo Federal. A partir deste relatório, vamos planejar as mudanças”, afirmou.

Diagnóstico detalhado
As avaliações do Ministério da Saúde levaram em conta a quantidade de consultórios, cadeiras odontológicas, equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal, de Agentes Comunitários de Saúde, população estimada atendida por unidade, entre outros critérios. Outra possibilidade analisada é a ampliação do horário de atendimento de algumas unidades de saúde, permitindo uma melhor adequação às necessidades da comunidade.

“Araguaína é a primeira cidade do Tocantins a receber nossa equipe durante esta etapa em que estamos percorrendo o país. Estamos identificando oportunidades de qualificação e ampliação da atenção primária, como o aumento de profissionais dedicados ao programa Saúde na Família, além de podermos verificar a oportunidade de implantação de novos projetos para beneficiar a população”, explicou o gerente de projetos da SAPS, Augusto Viana.
 
Ampliação do serviço
Atualmente, o sistema municipal de saúde conta com 22 UBSs, que oferecem diversos serviços de atenção primária em saúde, com 34 equipes de saúde bucal, duas equipes de atenção primária e 48 equipes de saúde da família, que são responsáveis por todo o atendimento básico de saúde oferecido nas UBS, além das equipes de saúde prisional e do programa consultório na rua.

Após a análise da equipe do Ministério da Saúde, o objetivo da Secretaria da Saúde de Araguaína é ampliar o número de profissionais que atuam no atendimento básico de saúde em Araguaína, aumentando o alcance de rede de saúde municipal.

“Nosso objetivo é passar de 48 equipes de saúde da família para 67 e de 34 equipes de saúde bucal para 56. Este crescimento, além de gerar mais empregos, vai beneficiar diretamente a população, dando mais fluidez nas Unidades Básicas de Saúde e garantindo um atendimento de qualidade à população. Por se tratar de um investimento que também demanda uma contrapartida de recursos do Município, estamos trabalhando para que esse investimento seja feito o mais breve possível”, explicou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

“Araguaína tem um sistema muito bem-organizado, com uma boa cobertura de saúde da família e um bom parâmetro populacional. O que nós conseguimos com o estudo foi reduzir o número de pessoas que vão estar vinculadas a cada equipe de saúde da família, utilizando a mesma estrutura física que já existe. Se nós já temos um sistema organizado, a gente consegue, com essa mudança, garantir mais acesso à população e reduzir eventuais filas de espera”, destacou o analista de atenção primária da SAPS, José Maria Justo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »