MENU

04/07/2023 às 18h44min - Atualizada em 04/07/2023 às 18h44min

Inaugurados três laboratórios para o curso de Geografia licenciatura da UEMASUL

Os novos laboratórios têm o objetivo de promover a formação específica dos discentes do curso.

Mari Marconccine - Ascom/UEMASUL
Ascom UEMASUL
Reitora e vice-reitora inauguram laboratórios junto com a comunidade acadêmica e familiares dos homenageados - Foto: Ascom/UEMASUL
 
Na última sexta-feira, 30, o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras por meio do curso de Geografia da UEMASUL realizaram a inauguração de três laboratórios para o curso: o laboratório de Geografia Humana professor Jailson de Macedo Sousa, o laboratório de Geografia Física professor Emanoel Lima da Silva e o laboratório de Estudos Urbanos e Regionais. O evento fez parte das comemorações alusivas ao Dia do Professor e da professora de Geografia, comemorado no dia 26 de junho. Além das inaugurações dos laboratórios, foi realizada a mesa-redonda com tema: Metodologias ativas na educação geográfica.

A solenidade de inauguração contou com as presenças da gestão superior, professores, professoras, estudantes e familiares dos homenageados. Além das homenagens in memoriam aos professores Jailson de Macedo Sousa e Emanoel Lima da Silva, foram ainda homenageados a professora Maria Helenize Barbosa de Araújo e o professor Ivaldo Carvalho. 

A senhora Maria Luzia Borges de Sousa, viúva do professor Emanoel Lima da Silva, falou da alegria em receber a homenagem. “Receber esta homenagem é reviver toda uma história acadêmica, enquanto ex-aluna e como esposa do Emanoel. Toda a família ficou muito feliz com este reconhecimento e só temos a agradecer. É importante saber que ele é lembrado e que o legado que ele deixou continua vivo. 

Janileide de Macedo Sousa, irmã do professor Jailson, emocionada, também falou sobre a homenagem. “Foi muito emocionante. A UEMASUL sempre foi uma extensão da nossa casa. Ele não tinha hora, não tinha dia, não tinha feriado, o Jailson respirava UEMASUL. Estamos muito felizes e gratas por essa homenagem, eu e tenho certeza de que lá no céu ele está muito feliz também”.

Os novos laboratórios têm o objetivo de promover a formação específica dos discentes do curso de Geografia licenciatura, desenvolver a capacidade de criar e utilizar novas tecnologias e diferentes linguagens pautadas em conhecimento científico e pedagógico, e elaborar recursos didáticos associados às especificidades do curso e atendendo as orientações do Conselho Estadual de Educação (CEE). “O Conselho, por meio do instrumento de avaliação de cursos de Licenciatura denominado SINAES, prevê laboratórios de áreas específicas, de pesquisa e laboratórios didáticos. A inauguração atende a uma necessidade antiga do curso que tem mais de 30 anos em consonância com as cargas horárias de prática curricular e de extensão, definidas pelo MEC. A inauguração foi ainda um momento muito especial, de homenagearmos professores queridos da UEMASUL, que contribuíram para a consolidação do curso de Geografia pontuou a reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves. 

HOMENAGEADOS

Jailson de Macedo Sousa (in memoriam) – Começou sua carreira de docente em 2009, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e, posteriormente, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), como professor de Geografia, uma de suas grandes paixões. Sempre sorridente, responsável e comprometido com sua missão de ensinar, o professor Jailson partiu lutando pela vida. Teve experiências na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, e atuou nos temas: Cidade e região; Cidades médias; Pequenas cidades; Análise regional e Amazônia oriental. 
Emanoel Lima da Silva (in memoriam) – Engenheiro Agrônomo da EMAPA e da SAGRIMA, participou do mapeamento das terras do Maranhão, com suas delimitações e composição físicas. Frequentemente nos abrilhantava com exposições de como a estrutura fundiária ocorreu nesta região. Professor Emanoel teve simplicidade, companheirismo, sabedoria, disciplina e amor na sua vivência em seu ambiente de trabalho. Ministrava as aulas com profundo conhecimento técnico, mas principalmente, com cuidado com o ambiente que utilizava. 

Maria Helenize Barbosa de Araújo – Graduada em Geografia pela UEMA, especialista em Geografia humana e Metodologia do ensino de geografia aplicado ao planejamento ambiental e mestra em Educação pelo IPLAC/Cuba.  Professora da UEMA/UEMASUL desde 1994, atuou nas áreas de Geografia humana e ensino, ao longo de 29 anos de contribuição no curso de Geografia. Costuma dizer que que o mais importante na vida não é a aquisição do conhecimento, mas o uso que dele se faz.  Foi autora de vários projetos, entre eles de cultivo de plantas medicinais e padronização das calçadas no centro comercial de Imperatriz.  

Ivaldo Carvalho – Foi aluno da primeira turma de Geografia, em 1987. Graduado em Estudos Sociais, Geografia e História, foi professor da UEMA desde 1999, agora UEMASUL. Também esteve à frente do curso de Geografia como diretor. Quando falamos do professor Ivaldo Carvalho, logo nos lembramos que para ele todos os alunos eram professores. Quem não lembra da frase: “Qual nota você se avalia professor?” Quando titubeávamos entre 7, 8 e até 9, ele logo complementava: se valoriza professor, eu acho que você merece um 10! O perfil de disciplinas do professor Ivaldo era Geografia do Brasil e do Maranhão ministradas sempre com voz mansa e pacífica. Sua contribuição nos estudos Geoambientais do Maranhão são expressivos e traz sempre boas recordações.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »