MENU

26/06/2023 às 10h54min - Atualizada em 26/06/2023 às 10h54min

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção e diagnóstico da diabetes

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e drogas.

Luana Barros
Secretaria de Saúde
Dados foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Diabetes, que informou que mais de 17 milhões brasileiros vivem com a doença. (Foto: Aleilton Santos)

  
A diabetes é um importante e crescente problema mundial. O Brasil é o quinto pais com maior incidência no mundo. Dados foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Diabetes, que informou que mais de 17 milhões brasileiros vivem com a doença.  Além disso, muitos não sabem que tem o problema, pois é algo silencioso e se desenvolve ao longo do tempo. 

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas. O médico Pedro Sales, que integra equipe de atendimentos da Atenção Primária em Saúde de Imperatriz, dá mais detalhes sobre a doença.

“A prevenção e o diagnóstico são de extrema importância para a manutenção da qualidade de vida da população, devido aos impactos causados nas condições e custos de saúde pública. Recomenda-se a realização de rastreamento periódico, principalmente em indivíduos com fatores de risco e familiares. Além do acompanhamento, a adoção de um estilo de vida saudável associado à alimentação e exercícios físicos é o cuidado de maior importância. Assim, será possível prevenir complicações relacionadas às doenças cardíacas, oculares, neuropatias e a ocorrência de amputações”.

A doença pode se manifestar em dois tipos. A diabetes tipo 1 surge devido a uma reação autoimune: o sistema imunológico passa a identificar e atacar as células produtoras de insulina do pâncreas. Como resultado, o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. A tipo 2 está diretamente relacionada a questões, como: histórico familiar, excesso de peso, má alimentação, sedentarismo e pressão alta.

O diabético tem o direito de receber do SUS a medicação para controle, e os insumos para medir a glicose no sangue, como as tiras e lancetas. Para isso, precisa se dirigir à Central de Assistência Farmacêutica, de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), e realizar o cadastro ou renovação. Documentos necessários para solicitação: RG e CPF, Xerox do cartão SUS, especificar o tipo de diabetes, xerox da receita do município contendo insulina ou medicamentos, xerox do laudo do município com as quantidades de fitas, lancetas seringas, agulhas e glicosímetro, xerox do comprovante de endereço e xerox do RG e CPF do responsável.

A CAF funciona dentro do Centro de Especialidades Médicas dos Três Poderes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »