MENU

07/06/2023 às 18h44min - Atualizada em 07/06/2023 às 18h44min

Posto no bairro Boca da Mata pode ser fechado por falta de pagamento de aluguel

Mais um problema na saúde pública de Imperatriz causa grandes transtornos à população

Carlos Leen
Dona Laura quer a desocupação do imóvel - Fotos: Divulgação
 
O único posto de saúde do populoso bairro “Boca da Mata” poderá ser fechado devido à falta de pagamento de aluguel, deixando a comunidade e regiões adjacentes sem acesso aos serviços essenciais. O prazo final foi nesta quarta (7), até o horário das 17:00.

A proprietária do imóvel informa que vem cobrando da prefeitura de Imperatriz o valor referente a cerca de 15 meses de aluguel em atraso. Sem sucesso! 

Em vídeo publicado nas redes sociais, ela afirma que apesar das tentativas de negociação, nada de concreto foi firmado entre as partes envolvidas, levando ao lamentável fechamento do posto de saúde.

Segundo ela, também, a medida drástica acontece após cinco dias de prazo de uma notificação entregue ao prefeito Assis Ramos, ao secretário de Saúde Alcemir Costa, à Câmara Municipal e ao Ministério Público. 

Destes órgãos somente o Legislativo Municipal e o Ministério Público se manifestaram. A Câmara afirma que não recebeu a notificação, mas continua o trabalho de fiscalização. Já o MP afirmou que solicitou uma reposta imediata da Secretaria de Saúde do município. 

Outros casos - Segundo levantamento feito por nossa reportagem, vários prédios onde funcionam serviços à saúde da municipalidade estão na mesma situação. Outras UBS, como a dos Três Poderes, e unidades de Centro de Referência de Assistência Social, estão sem receber pagamento do aluguel dos imóveis. O prédio onde funciona o atual Socorrinho Municipal não teve seu contrato renovado por estar com um ano de aluguéis em atraso.
 
Vereadores se manifestaram - “Se todos os proprietários que estão com vários meses de aluguéis em atraso despejarem a prefeitura, muitos serviços fechariam. O que seria extremamente lamentável. Apesar dos nossos esforços em fiscalizar, este cenário é horroroso. Parabéns a esta senhora pela atitude. Muitos tem medo do Assis”, avaliou Adhemar Freitas Jr (SDD).

“Este será o legado, a marca da gestão do atual prefeito Assis. Quem assumir a Prefeitura a partir de 2025 pegará uma máquina extremamente depredada do ponto de vista administrativo. O impacto dessa situação será sentido diretamente para os que agora enfrentam a ausência de atendimento médico próximo”, avaliou o Vereador Manchinha (PSB). 

“Com o fechamento do posto de saúde, as pessoas são obrigadas a buscar atendimento em outras unidades de saúde distantes, o que acarreta custos adicionais de transporte e tempo perdido. Nos da Comissão Processante da Câmara de Imperatriz iremos a fundo para trazer esclarecimentos sobre a questão da Saúde Pública em nossa cidade”, afirmou Carlos Hermes (PCdoB). 

Todos os vereadores da base de apoio ao governo municipal que procuramos preferiram não se manifestar.

Procuramos também a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do município e no informou que estava aguardando também informações oficiais sobre o assunto. 

A falta de acesso aos serviços de saúde básicos pode resultar em agravamento de condições de saúde preexistentes e dificuldade no tratamento de doenças comuns. A população local teme que a interrupção prolongada do atendimento no posto de saúde possa agravar ainda mais a situação, comprometendo a saúde e o bem-estar da comunidade.

Diante desse cenário preocupante, é fundamental que as autoridades municipais de Imperatriz e a proprietária do imóvel entrem em um acordo o mais rápido possível. A resolução dessa disputa de pagamento de aluguel é crucial para garantir a reabertura do posto de saúde e a retomada dos serviços à comunidade.

Apelos estão sendo feitos a prefeitura de Imperatriz para que tome medidas urgentes e resolva a situação de forma a minimizar os impactos negativos sobre a população. A saúde pública é um direito básico e deve ser prioridade na agenda das autoridades, visando sempre ao bem-estar e à qualidade de vida da população de Imperatriz. 

No final da tarde de ontem, a Prefeitura emitiu a seguinte nota:
"A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde, informa que os débitos citados já foram negociados com os proprietários. A Semus reforça que nenhum serviço deixou de acontecer ou vai deixar de ser realizado na Unidade Básica de Saúde, uma vez que uma ordem de despejo só pode acontecer diante de ordem judicial."

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »