MENU

03/06/2023 às 08h13min - Atualizada em 03/06/2023 às 08h13min

Mais de R$ 1 milhão serão investidos na produção de açaí

34 agricultores receberão apoio da Emater

Daniela Gomes
Brasil 61
Foto: Giorgio Venturieri/Embrapa

   
Com o apoio dos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) cerca de 34 agricultores dos municípios de Anajás e Melgaço receberão o apoio de mais de R$ 1 milhão para a produção de açaí, via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), linha “Floresta”. 

Os recursos serão liberados pelo Banco da Amazônia e os beneficiários terão carência de três anos, prazo de sete anos para pagamento com juros de 5% ao ano e quitação de uma parcela anual.

Para o professor de economia, Pierre Oberson destaca que esse tipo de crédito é muito importante para a economia local. 

“Em geral são produtores pequenos que não tem acesso a outras fontes de crédito, não preço, então consegue um crédito mais barato, consegue então alavancar a sua produção, tem uma taxa de juros bastante baixa, atrativa e com prazo de carência relativamente alto, então facilita. Essa situação e aí pro município como um todo a vantagem é melhorar claro, a vida da sua população, fazer com que a economia gire de forma mais eficaz, também depois tem toda uma cadeia que é incentivada né. Então para economia local isso é muito relevante”, destacou o professor. 

Em Melgaço, os beneficiados são produtores de assentamentos dos projetos agroextrativistas das Ilhas Capital, Melgaço, Galileia e lha Grande do Laguna, já no município de Anajás os contemplados com os projetos são agricultores das margens dos rios Alto Anajás, Baixo Anajás e Mocoões.
 

Vídeo - Embrapa Amazônia Oriental

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »