MENU

01/06/2023 às 18h39min - Atualizada em 01/06/2023 às 18h39min

Saúde do Tocantins será debatida em audiência pública nesta segunda-feira, 5

Evento é aberto ao público e tem como foco promover um debate sobre o tema com a sociedade civil e entidades representativas de todo o Estado, às 14h30, no plenário da Aleto

Thatiane Cunha
Ascom
Para o deputado Marcus Marcelo, autor da proposta da audiência, é importante que o debate seja amplo para que através do diálogo possa se buscar soluções assertivas - Foto: Ascom/ Clayton Cristus
 
Nesta segunda-feira, 5, às 14h30, a Comissão de Saúde da Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins) vai realizar uma audiência pública sobre a saúde do Tocantins. O evento, realizado no plenário, é aberto ao público e tem como foco debater com a sociedade civil e entidades representativas de todo o Estado, como Ministério Público, Defensoria Pública, secretarias municipais e estadual, para que haja, com a contribuição dos presentes, um diálogo em busca de soluções assertivas.

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL), autor do requerimento que solicitou o debate, destacou a importância da participação de todos. “Tem sido pauta a situação da saúde em todo o Tocantins. Com essa preocupação, apresentamos um requerimento e foi aprovado na Comissão de Saúde. A sua presença é muito importante para que esse debate seja amplo e aqui buscarmos encaminhamentos e soluções para uma pauta tão importante que é esta da saúde”.

Representatividade
Entre os convidados da audiência pública estão o secretário da Saúde do Tocantins, Afonso Piva; o superintendente estadual de Unidades Hospitalares, Andreis Vicente; o diretor geral do HGP (Hospital Geral de Palmas), Leonardo Toleto; o superintendente do Ministério da Saúde no Tocantins, Relmivan Milhomem; os promotores da Saúde Araína Ferreira, Bartira Silva e Marcelo Lima; o defensor público Freddy Solorzano; secretários municipais e representantes de entidades como a CIB (Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Tocantins) e Conselho Estadual de Saúde.

A saúde vem sendo discutida em todo o Tocantins devido à falta de leitos em hospitais públicos. Em maio, o deputado Marcus Marcelo fez um levantamento no qual verificou que faltam leitos em cidades polos em saúde no Estado, como Palmas, Araguaína e Gurupi.

Participação e transmissão
Interessados no tema podem participar da audiência presencialmente e virtualmente. O debate será transmitido, ao vivo, pelo canal Assembleia Legislativa do Tocantins no YouTube.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »