MENU

28/04/2023 às 10h48min - Atualizada em 02/05/2023 às 00h00min

Fundação ITESP marca presença na Agrishow 2023

Evento acontece de 1º a 5 de maio em Ribeirão Preto e contará com a presença do diretor executivo da fundação, Guilherme Piai

Imprensa ITESP
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação

A Fundação Itesp levará à Agrishow 2023 o seu roadshow de produtos oriundos da agricultura familiar e de comunidades quilombolas, reafirmando seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento de uma produção agrícola pautada no resgate da cidadania, no uso sustentável dos insumos, na preservação dos recursos naturais e no desenvolvimento social econômico dos agricultores residentes em assentamentos do estado, bem como de representantes de comunidades quilombolas. 

A Agrishow é considerada a maior feira de tecnologia agrícola do mundo. A edição deste ano acontecerá de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto, e, de acordo com os dados oficiais, a feira reuniu, em 2022, mais de 800 marcas expositoras, 193 mil visitantes e um volume de negócios bastante expressivo:  R$11 bilhões e 200 milhões de reais.

Na segunda-feira, dia 1, o Governador Tarcísio de Freitas fará a entrega de títulos de regularização fundiária durante o evento, juntamente com o diretor executivo da ITESP, Guilherme Piai. Os títulos são para a Fazenda Abaeté no município de Presidente Epitácio, com uma área de 390,9445 hectares. O segundo título será para o Sítio São Pedro, no município de Álvares Machado/SP, com área de 14,3723 hectares. 

O diretor executivo da Itesp, Guilherme Piai, estará presente ao evento durante todos os dias da programação e sinaliza a importância deste tipo de iniciativa lembrando que até 2030 praticamente 500 milhões de toneladas de grãos serão produzidas com um viés ecológico, com produtores preocupados em preservar e cuidar do meio ambiente. “O agricultor familiar também estará inserido nessa lógica de uma produção voltada para a preservação da terra e estaremos junto dessas famílias oferecendo o suporte necessário para que eles possam se atualizar e se profissionalizar cada vez mais”, assinala.

O estande da ITESP na feira será alocado juntamente com a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Desenvolvimento do Estado. A organização da participação da fundação na Agrishow está à cargo do diretor de Formação e Promoção Institucional da ITESP, Jefferson Queiroz.
O estande montado pela fundação terá folders informativos para mostrar a enorme gama do trabalho desenvolvido na ITESP, bem como apresentar produtos produzidos em assentamentos quilombolas. A fundação atua fortemente na promoção e capacitação de beneficiários das comunidades de quilombos com políticas públicas de desenvolvimento em atividades agrícolas, manejo florestal, produção artesanal, comercialização, infraestrutura, ações nas áreas da saúde, educação, gestão social, meio ambiente e turismo, com fomento a geração de renda dos quilombolas e respeitando as suas tradições. 

Também está sob a responsabilidade da ITESP a execução do Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural, que é realizado em parceria com os municípios paulistas. Por meio desse programa, são identificadas áreas passíveis de regularização fundiária e outorgados títulos de propriedade ou de domínio, de legitimação de posse e de legitimação fundiária, conforme a situação jurídica de cada área apontada pelas prefeituras e sem nenhum custo para os beneficiários, em geral moradores de áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A regularização proporciona desenvolvimento, cidadania, geração de renda, segurança jurídica para as famílias e arrecadação para os municípios.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »