MENU

05/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 05/12/2020 às 00h00min

Programa Voluntariar: Suzano incentiva ações de voluntariado remoto durante a pandemia

O programa envolve o trabalho voluntário dos colaboradores (as), familiares e parceiros em projetos apoiados pela empresa

Assessoria de Imprensa da Suzano
Mural dos 80 voluntários, O Futuro do Trabalho on-line - Foto: Divulgação
A Suzano por meio do Programa Voluntariar fomenta o trabalho voluntário há quase duas décadas como forma de promover o exercício da cidadania e o protagonismo social para construção de um mundo melhor.  Mesmo durante a pandemia, em um cenário desafiador, a companhia reinventou e adaptou diversas ações de voluntariado dentro da empresa, para que os colaboradores (as), prestadores de serviço, familiares e parceiros continuem realizando ações sociais, reforçando os direcionadores da companhia de promover uma mudança positiva na sociedade. Durante esse ano, por meio do programa, mais de 20.000 mil pessoas foram beneficiadas, envolvendo mais de 800 voluntários e voluntárias, 42 unidades da Suzano em 12 regiões do Brasil

Nesse dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário, a data tornou-se um símbolo de reconhecimento do trabalho dos voluntários e voluntárias e a Suzano celebra os bons resultados das ações e iniciativas de voluntariado conquistadas nas cidades onde tem atuação.

Entre uma série de iniciativas, a Suzano desenvolveu o Guia de Ações de Voluntariado Remoto, onde apresenta 10 dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas de forma virtual, como, por exemplo, Compras Solidárias, Acolhida Virtual, E-Duca, Movimentar Faz Bem e outras que contribuem para transformar a sociedade e ajudar uns aos outros. Os projetos incentivam desde encontros virtuais de acolhimento, entretenimento, apoio à atividade física, leitura e compartilhamento de conhecimentos, até dicas de receitas saudáveis e doações de produtos de necessidades básicas.  

No Maranhão, durante o ano de 2020, foram beneficiadas mais de 2.300 pessoas diretas e indiretamente, por meio de várias iniciativas. Uma delas foi o Suzano na Escola programa “O Futuro do Trabalho” em parceria com Junior Achievement, que contou com mentoria de colaboradores(as) da Suzano, com o objetivo de capacitar jovens, abordando conceitos sobre carreira, profissões do futuro, habilidades necessárias para o mercado de trabalho e outras reflexões importantes no processo de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens em fase escolar.

A ação transformadora do voluntariado 
O jovem de 18 anos, Ramon de Oliveira Farias, é um dos beneficiados do programa (Suzano na Escola). Ele fez parte da 2ª turma do programa “O Futuro do Trabalho” e compartilha com entusiasmo seus interesses profissionais gerados a partir da sua participação no projeto. “Antes eu estava muito em dúvida de qual área profissional eu queria seguir. O curso me ajudou a decidir a área que desejo trabalhar, e hoje quero ser profissional de TI. Aprendi no programa como desenvolver e aplicar no mercado de trabalho minhas habilidades socioemocionais, além de fortalecer meu networking, gerenciando-o no meu dia a dia.”  

Assim como os beneficiados e beneficiadas pelas iniciativas voluntárias da empresa, os voluntários e voluntárias que realizam essas ações também são impactados positivamente. Bruna Araújo é Analista de Meio Ambiente Florestal e Desenvolvimento Social da Suzano, e há seis anos participa de todas as frentes de atuação do voluntariado da companhia. Agradecida ela reflete a transformação proporcionada por essas ações. “Já atuei como educadora do Formare em diversas disciplinas e turmas, e estive como líder no “Voluntariar em Ação”. Aprender coisas novas, conhecer novas pessoas, ou até reconhecê-las em uma perspectiva diferente, sempre mudam a minha forma de enxerga-las e de enxergar o mundo. O sentimento é de gratidão em poder contribuir com a mudança positiva da sociedade e da localidade que fazemos parte”.  

Para a Coordenadora do Programa Voluntariar da Suzano e Projeto de Formação, Elisabete Flores Pagliusi, a Suzano atua como impulsionadora na transformação da sociedade. “Na Suzano, buscamos continuamente sermos agentes de transformação ao estimular o engajamento social para promovermos mudanças positivas na sociedade, principalmente neste momento tão desafiador. Reconhecemos que cada pessoa tem muito para contribuir com o próximo e que, juntos, geramos conexões para fortalecer o trabalho voluntário”.  
 
Guia de Voluntariado Remoto e Virtual
O Guia Remoto de Voluntariado está disponível no site da Suzano e qualquer pessoa interessada em exercitar a solidariedade de forma remota pode baixar o material e inspirar-se nas dicas, sugestões e exemplos.  
Confira:  www. suzano contra o coronavirus.com.br e venha fazer parte dessa corrente do bem!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...