MENU

20/04/2023 às 15h01min - Atualizada em 23/04/2023 às 00h00min

Pets também precisam de minerais

Especialista da Trouw Nutrition explica que a fonte dos minerais é importante na hora de balancear a dieta

SALA DA NOTÍCIA Raphaela Candido
Qualidade de vida e longevidade dos animais de companhia estão entre as principais preocupações das famílias brasileiras. Por isso, quando o assunto é saúde, a formulação de rações merece atenção para ser altamente precisa e atender às necessidades nutricionais de cada espécie, idade e outras características dos pets.
 
“Por exemplo, no caso dos minerais é preciso estar alerta para o excesso na dieta dos animais, pois em alta dosagem são responsáveis por reações adversas e podem até causar toxicidade. Da mesma forma, doses consideradas baixas podem ocasionar quadros de deficiência, como redução de peso, falta de apetite e deformações nos ossos”, alerta Emily Baskerville, coordenadora de Negócios Petfood e Feed Additives da Trouw Nutrition.
 
Os minerais são essenciais para o funcionamento metabólico saudável. “O excesso ou a deficiência de determinados minerais podem alterar significativamente a capacidade do organismo de usar outros nutrientes da dieta. Como consequência, os níveis dos minerais devem ser avaliados em relação aos demais componentes, a fim de estar em perfeito equilíbrio”, completa a especialista da Trouw Nutrition.
 
Emily ressalta que para os minerais exercerem papel funcional no organismo dos pets é necessário escolher a molécula correta. “Atualmente, existem diferentes formas disponíveis de minerais: inorgânicos, orgânicos e hidroxilados. Os minerais inorgânicos têm uma ligação iônica considerada mais fraca, que pode se dissociar com mais facilidade, degradando importantes nutrientes da dieta, como as próprias vitaminas. Já os minerais orgânicos e hidroxilados apresentam ligações covalentes que permitem que íons metais cheguem até o local de absorção com mínima interação com os outros componentes da alimentação, aumentando a biodisponibilidade, ou seja, sua absorção e utilização em relação a outras fontes inorgânicas”.
 
“A biodisponibilidade é essencial para um mineral exercer seu papel no cão ou gato. Por isso, o uso do hidroxilado proporciona uma nutrição mais efetiva. Graças à sua estrutura química, a estabilidade em rações também é maior quando comparada a minerais inorgânicos amplamente utilizados, como sulfatos e óxidos”, afirma a coordenadora de Pet Food da Trouw Nutrition.
 
Além disso, a estrutura química dos hidroximinerais garante baixa solubilidade e os íons metálicos contidos no produto tornam-se disponíveis para absorção de maneira gradativa. Esse processo é essencial para que o mineral tenha maior biodisponibilidade, já que as perdas durante o processo e o trajeto deles pelo trato gastrointestinal são minimizadas. “O processo de fabricação, rastreabilidade e controle de contaminantes também são de extrema relevância para a segurança dos pets” conclui Emily Baskerville.

Pensando nisso, a Trouw Nutrition lançou a linha TNPet ProLiv que conta com os reconhecidos microminerais Intellibond zinco, Intellibond cobre e Intellibond manganês garantindo maior estabilidade e biodisponibilidade. O produto ainda aumenta o aproveitamento dos minerais e nutrientes fornecidos aos animais reduzindo o antagonismo, a ação pró-oxidante, a interferência na ação de enzimas e a excreção. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »