MENU

19/04/2023 às 18h27min - Atualizada em 19/04/2023 às 18h27min

Judiciário em Açailândia realiza 2ª etapa de projeto para jovens

Michael Mesquita
Asscom-CGJ/MA
Alunos participantes do projeto Quero Ser Assim - Foto: Divulgação
 
O Poder Judiciário da Comarca de Açailândia, através da 2ª Vara de Família, colocou em prática nesta terça-feira (18), mais uma etapa do projeto “Quero Ser Assim...”, direcionado aos alunos da rede pública municipal de ensino. Na oportunidade, os jovens visitaram as dependências da empresa Aço Verde do Brasil - AVB, primeira siderúrgica carbono neutro do mundo, produtora de aço, ferro e outros tipos de gases do ar. Os alunos puderam conhecer as instalações e o funcionamento da empresa. Participaram 14 alunos das escolas Aldebaran, Egídio Quintal e Antônio Oliveira, haja vista que a quantidade foi restringida devido a questões de segurança e do nível de risco do local.

Durante a visita à siderúrgica, os alunos estiveram acompanhados do comissário de Justiça Diogo Magalhães e do secretário judicial da 2ª Vara de Família Edson Almeida, além da Coordenadora de Responsabilidade Social da AVB, Josiene Barbosa. O juiz Alessandro Arrais Pereira, titular da unidade judicial e idealizador do projeto, ressaltou a importância da visita à empresa, bem como buscar uma identificação com qualquer cargo profissional ali presente. “O intuito é estimular os jovens sobre as mais variadas possibilidades no que almejam e projetam para a vida e levá-los à reflexão no que se refere ao seu desenvolvimento pessoal, social e profissional, levando em consideração as potencialidades de cada um”, destacou o magistrado.

O aluno Joatan Carvalho falou sobre a importância da visita à empresa: “Achei muito interessante essa visita, conhecer as instalações da AVB, o que ela faz, o que ela produz, como ela trabalha o aço. Acho que somos privilegiados de estarmos aqui, no local, coisa que poucos alunos de escolas daqui puderam presenciar”.

SOBRE O PROJETO
O projeto “Quero ser assim…” tem como objetivo, em resumo, que adolescentes de 12 a 15 anos da rede pública municipal de ensino conheçam diversas profissões do meio social, o modo de ser, de viver e de trabalhar dos profissionais. A palestra inaugural contou com o Corpo de Bombeiros Militar, como instituição escolhida para abrir o projeto. As atividades do projeto são desenvolvidas pelo juiz, com o auxílio dos servidores da 2ª Vara de Família de Açailândia.

Conforme a unidade judicial, o projeto visa ao engrandecimento das variadas profissões do cotidiano. A 2ª Vara de Família de Açailândia é a unidade judicial que tem competência para a matéria cível e administrativa da Infância e Juventude na comarca, e conta, efetivamente com o apoio de outras instituições, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Açailândia, e da Secretaria Municipal de Educação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »