MENU

03/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 03/12/2020 às 00h00min

Dimas inaugura pacote de obras em comemoração ao aniversário de Araguaína

Novas construções e serviços trazem mais lazer, esporte, saúde, cultura e preservação ambiental para comunidade. Além das entregas, haverá a formatura da Guarda Municipal, queima de fogos na Via Lago durante o Réveillon e outros eventos

Divulgação/Marcelo Martim - Ascom
“Obras marcantes como o Espaço Municipal de Comércio e Cultura Feirinha, que é um recomeço para uma região com muitos problemas”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas - Foto: Divulgação/Marcos Sandes-Ascom
Araguaína terá uma programação extensa para comemorar os 62 anos de fundação neste mês de dezembro. Já estão previstas inaugurações de quase 20 obras que beneficiarão à comunidade com mais lazer, esporte, saúde, cultura e preservação ambiental, e outras ainda serão agendadas. Além disso, haverá a realização de eventos como a formatura da Guarda Municipal e show de fogos na chegada de 2021.

“A programação era para ter sido no mês de aniversário, em novembro, mas devido à pandemia da covid-19 e ao período eleitoral foi preciso esperar. São espaços de inclusão para toda a sociedade, praças e complexos esportivos em locais onde ainda não havia espaços de lazer. Obras marcantes como o Espaço Municipal de Comércio e Cultura Feirinha, que é um recomeço para uma região com muitos problemas”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas.

O primeiro dia de inaugurações será nesta sexta-feira, 4. Às 9 horas, Dimas entregará a quadra poliesportiva da Escola Municipal William Castelo Branco, no Setor Parque Sonhos Dourados, implantada com estrutura nova, e às 18 horas inaugurará a praça do Setor Costa Esmeralda. A nova praça tem campo de futebol e quadra de vôlei, em areia, bancos, lixeiras, iluminação, pergolado, academia ao ar livre, parquinho e jardinagem.

Todas as obras receberão homenagens a araguainenses que foram importantes para o desenvolvimento do Município.
 
Mais lazer
Além do Setor Costa Esmeralda, o calendário de comemoração de aniversário conta com a entrega de mais três praças, que já estão sendo usadas pela população.
No Setor Patrocínio, o entorno da igreja foi revitalizado com gramado, bancos, iluminação, parque infantil, academia ao ar livre e um campo de futebol de areia. O Jardim das Palmeiras ganhou uma praça nas proximidades do campo de futebol, com adição de uma quadra de areia para esportes, iluminação, parquinho infantil, academia ao ar livre e jardinagem. No Setor Cimba, a praça é totalmente nova, com as mesmas características das demais.
 
Mais esportes
O Complexo Esportivo Xixebal, na região do sul da cidade, onde não há espaços públicos para a prática esportiva, atenderá diretamente mais de 12 mil moradores dos setores Nova Araguaína, Bairro de Fátima, Lago 3 e 4, além do próprio Xixebal. O local tem pista de atletismo, campos de futebol com gramado e quadra de vôlei de areia.

Já nas proximidades da Via Lago, o Complexo Beira Lago tem quadra poliesportiva coberta, skatepark, academia ao ar livre, parquinho infantil e uma ampla pista que pode ser usada por ciclistas, pedestres e ainda para treino e provas de kart.

Os dois complexos têm iluminação, guarita com instalações hidrossanitárias, iluminação pública, alambrado e calçadas em concreto.
 
Mais saúde
Haverá entrega também de duas unidades básicas de saúde (UBS) neste mês de dezembro. No Setor Pontes, a comunidade receberá o prédio ampliado e reformado, e no Setor Bom Viver uma construção totalmente nova para transferência da unidade do Setor Barros, que funciona hoje em uma casa alugada. As duas contam com serviços médico, odontólogo, farmacêutico, exames preventivos, vacinação, entre outros.

Ainda haverá implantação de novos serviços na área da Saúde. A Oficina Ortopédica fornecerá próteses, muletas, cadeiras de roda, caçados ortopédicos, entre outros itens para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região norte do Tocantins. A outra novidade é o monitoramento da qualidade dos rios e córregos urbanos realizado pelo novo Laboratório de Águas, que funcionará em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
 
Desenvolvimento econômico
O Espaço Municipal de Comércio e Cultura Feirinha, construído com base em mercados públicos de grandes centros, terá 30 boxes comerciais, praça de alimentação com oito restaurantes, mesas de mármore, banheiros, elevador e setor administrativo. Na área externa, pontos táxis e mototáxis auxiliarão no deslocamento dos clientes e funcionários.
 
Cultura
O Monumento do Cristo Redentor de Araguaína foi revitalizado e ainda teve melhorias na infraestrutura, como ampliação do banheiro já existente e construção de um outro, com implantação de acessibilidade. Na área externa, escada, praça, piso e gramado também foram recuperados, além da implantação de projetores que possibilitam a iluminação temática da imagem.
 
Mais acessibilidade
O maior cartão postal de Araguaína, a Via Lago, terá a inauguração do novo acesso pela Rua Ademar Vicente Ferreira, que ligará diretamente o centro até a avenida, e da implantação da acessibilidade com lombofaixas, piso tátil e guarda-corpo no calçadão.
 
Eventos
Quatro eventos de diferentes áreas estão previstos na programação, entre eles a assinatura do Trabalho Técnico Social que levará capitação para os moradores do Lago Azul, formatura da Guarda Municipal, show de fogos na Via Lago durante a virada de ano e soltura de 20 mil alevinos o Lago Azul. A recuperação da fauna do local faz parte do Projeto Lago Vivo soltará 200 mil novos alevinos.

“Neste ano não haverá show por conta das medidas de prevenção contra a covid-19. O público que for até a Via Lago será recebido com som ambiente de dj e verá um show de fogos quatro vezes maior em comparação à última passagem de ano”, descreveu o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira.

Programação
Dia 4 (sexta-feira) 9h – Quadra Setor Parque Sonhos Dourados; 18h – Praça do Setor Costa Esmeralda.
Dia 7 (segunda-feira) 9h – Espaço Municipal de Comércio e Cultura Feirinha.
Dia 10 (quinta-feira) 9h – Praça do Setor Patrocínio.
Dia 11 (sexta-feira) 17h – Complexo Beira Lago.
Dia 14 (segunda-feira)
9h – Assinatura do Trabalho Técnico Social no Setor Lago Azul em parceria com o SESI.
Dia 15 (terça-feira) 9h – Oficina Ortopédica.
Dia 18 (sexta-feira) 19h – Formatura Guarda Municipal.
Dia 21 (segunda-feira) 8h30 – Unidade Básica de Saúde Bom Viver; 10h - Unidade Básica de Saúde Ponte.
Dia 23 (quarta-feira) 18h – Monumento do Cristo Redentor.
Dia 28 (segunda-feira)
9h – Complexo Xixebal; 17h – Inauguração de novo acesso e acessibilidade na Via Lago.
Dia 29 (terça-feira) 8h – Soltura de 20 mil alevinos; 9h30 - Laboratório das Águas.
Dia 30 (quarta-feira) 18h30 – Praça do Setor Cimba.
Dia 31 (quinta-feira) 22h – Show pirotécnico Réveillon Via Lago.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »