MENU

13/03/2023 às 18h59min - Atualizada em 13/03/2023 às 19h59min

Estudos comprovam eficácia da ração para pintos de corte desenvolvida pela Vaccinar

Luciana Gontijo
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Vaccinar/Divulgação
Estudos realizados pela Vaccinar, em parceria com Universidade Federal do Paraná em Palotina (UFPR), comprovam a eficácia da ração peletizada e triturada para frangos de corte em melhorar o ganho de peso e conversão alimentar nas primeiras semanas de vida das aves, independentemente da idade das matrizes.

Segundo o gerente de nutrição aves, Cláudio Franco, os pintos de um dia enfrentam inúmeros desafios na fase inicial de vida, tornando-se necessário cuidados de manejo e uma nutrição equilibrada. Nas primeiras semanas, as aves apresentam um crescimento acelerado e, aos 7 dias, podem alcançar um peso 4,5 vezes maior que o inicial, o qual tem correlação positiva com o peso final de abate. No entanto, qualquer adversidade enfrentada nesse período pode comprometer o desempenho, elevar a mortalidade e os custos, gerando prejuízos ao produtor.

“Nessa fase, o fornecimento de uma dieta completa, que utilize o melhor da tecnologia em nutrição, agregando ingredientes de qualidade, adequadamente balanceada e processada, torna-se fundamental”, explica Franco. Pensando nisso, a Vaccinar desenvolveu a Qualifeed HD Frangos de Corte, uma ração peletizada e triturada, com baixo percentual de finos.

O processo de produção da Qualifeed também auxilia na redução da contaminação microbiana e sua forma física promove maior facilidade de apreensão do alimento, potencializando o consumo da ração e de água, reduzindo desperdícios. Possui em sua composição ingredientes de alta digestibilidade, com granulometria adequada para alimentar frangos de corte nas primeiras semanas de vida. “Essa combinação, associada a uma adequada nutrição, garantem as características de promover mais digestibilidade e absorção dos nutrientes, o que garante os benefícios de melhorar a uniformidade, viabilidade, conversão alimentar, ganho de peso e mais carne produzida por animal”, comemora Franco.

Os resultados
Os estudos realizados apontaram para pintinhos de matrizes de 58 semanas um percentual de 9,44% a mais no ganho de peso e melhora de 7,76% na conversão alimentar em relação aos pintinhos alimentados com ração farelada. Para os pintinhos provenientes de matrizes de 29 semanas, o resultado de ganho de peso foi 10,13% superior e o de conversão alimentar 10,55% melhor, quando comparados aos valores obtidos pelos animais que consumiram a ração farelada.

SOBRE A VACCINAR
A Vaccinar é uma empresa de nutrição animal, que atua em todo o país e no exterior. Conta com 07 unidades produtivas, distribuídas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Piauí e Tocantins, uma sucursal no Paraguai e 08 centros de distribuição em todas as regiões do país. A companhia oferece soluções nutricionais para aves, bovinos, suínos, aqua e pet, assessoria técnica, desde o pequeno produtor às grandes agroindústrias. Seu portfólio é composto por rações, premixes, núcleos, concentrados, gorduras, aditivos e matérias-primas e desenvolve também produtos personalizados que atendem às necessidades específicas de cada fase da criação. Além de soluções nutricionais, a empresa disponibiliza para seu cliente diversos serviços e ferramentas com o objetivo de aumentar a sustentabilidade e a longevidade empresarial do seu negócio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »