MENU

14/02/2023 às 09h58min - Atualizada em 15/02/2023 às 00h01min

25º Circuito Nelore de Qualidade tem início com etapa internacional na Bolívia

25º Circuito Nelore de Qualidade tem início com etapa internacional na Bolívia

SALA DA NOTÍCIA Irvin Dias Costa de Souza Garcia
O Circuito Nelore de Qualidade começou sua edição internacional de 2023 em 13 de fevereiro. A primeira etapa aconteceu em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e segue no dia 14 de fevereiro com avaliações de carcaças no frigorífico Fridosa. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) realiza a iniciativa em parceria com a Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebú) e espera a participação de cerca de 500 machos e fêmeas Nelore.
“Em 2022, nos empenhamos em realizar três etapas internacionais do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo, sendo que duas delas aconteceram na Bolívia, com excelentes resultados, que mostram o potencial da pecuária desse país. Neste ano, não será diferente. Começamos o Circuito com o pé direito, promovendo uma etapa que promete muita qualidade de carcaça, ao lado de nossos amigos bolivianos da Asocebú”, assinala Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.
Fernando Baldomar, gerente geral da Asocebú, destaca a parceria com a ACNB para a realização da etapa. “Em mais uma série de avaliações técnicas em nosso país, a associação brasileira vai disponibilizar técnicos muito qualificados para analisar nosso gado Nelore. Temos certeza que os cerca de 10 pecuaristas participantes agregarão muito valor para a produção de carne boliviana, com muito aprendizado.”
Na 24ª edição do Circuito Nelore de Qualidade, em 2022, a etapa boliviana aconteceu em duas datas, em Santa Cruz de La Sierra: 21 e 22 de fevereiro e 6 e 7 de junho. Na primeira etapa, cerca de 335 animais participaram, o que faz com que a nova etapa seja cercada de expectativas por contar com a expressiva participação de cerca de 500 animais.
Juliano Santos, do Fridosa, informa que “mais uma vez, o que pode se esperar dessa etapa é muita qualidade de carcaça, com os melhores exemplares da raça no país. O Fridosa se orgulha de ser parceiro de uma etapa de um campeonato tão importante para a evolução do Nelore”.
Para 2023, a ACNB mantém o Campeonato Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado, que tem como objetivo reunir dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho, a fim de evidenciar o impacto do uso de genética selecionada na melhoria da eficiência produtiva e da qualidade da carne.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio do frigorífico Minerva. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »