MENU

02/01/2023 às 18h26min - Atualizada em 02/01/2023 às 18h26min

Desempenho da Construção Civil apresentou uma melhora significativa no Maranhão em novembro

Construção civil apresentou aumento de 14,5 pontos em comparação ao mês de outubro de 2022

Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS - A sondagem da Construção do Maranhão, elaborada pela Federação das Indústrias do Estados do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que os níveis da atividade da Construção Civil tiveram um aumento no mês de novembro de 2022. 

A atividade da Construção Civil teve um avanço de 14,5 pontos em comparação ao mês de outubro de 2022, que aponta um otimismo no setor principalmente entre as médias e grandes empresas. Para o Brasil e Nordeste os indicadores sofreram queda para 48,2 e 48,7 pontos, respectivamente. 

Os indicadores do emprego no setor também apresentam uma variação positiva, tendo um maior impacto das médias e grandes empreses. Já as pequenas empresas demonstram mesma posição de outubro de 2021. 

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) mantém-se acima da linha dos 50 pontos no segmento da Construção Civil, alcançando 82,0 pontos e superando os 70 apresentados em outubro. Este resultado tem relação com a maior utilização da capacidade operacional. 

As expectativas para os próximos seis meses não crescem apesar da melhora no setor. O nível de atividade, compras de matérias-primas e de novos empreendimentos se mostram em declínio. Apenas quanto ao número de empregados é que as expectativas dos empresários se mantêm inalterada em relação ao mês passado e ficam sobre os 50 pontos, independente do porte da empresa. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »