MENU

08/11/2022 às 22h47min - Atualizada em 08/11/2022 às 22h47min

Hospital Municipal de Araguaína fica entre os melhores públicos do país em premiação inédita

Premiação escolheu 40 hospitais públicos que são mais eficientes e bem avaliados

AF/Notícias
Pronto-Atendimento do Hospital Municipal de Araguaína - Foto: Marcos Sandes
 
O Hospital Municipal de Araguaína está entre os melhores da rede pública de saúde do Brasil, de acordo com uma premiação nacional inédita. Os ganhadores foram revelados nesta terça-feira, 8 de novembro, em Brasília (DF).

A cerimônia foi acompanhada pelo prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, pela secretária municipal de Saúde, Ana Paula Abadia, e por representantes do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), que é responsável pela gestão do HMA.

Referência no atendimento pediátrico para todo o Tocantins, o Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado oferta serviços de UTI pediátrica, internação pediátrica, cirurgias pediátricas eletivas e de urgência/emergência.

A unidade dispõe de 61 leitos, distribuídos entre enfermaria, estabilização e UTI. Também oferece Exames Laboratoriais, Radiografias, Eletrocardiograma, Ecocardiograma Transtorácico com Doppler e Ultrassonografia Transvaginal, Obstétrica e Mamária.

Desde novembro de 2019, o HMA é referência nacional em cirurgias cardíacas pediátricas e também conta com o serviço de cirurgia pediátrica especializada.

O HMA pertence ao seleto grupo de 10 hospitais públicos brasileiros certificados com o selo Qmentum Internacional, sendo o único localizado fora do Estado de São Paulo.

PREMIAÇÃO INÉDITA
No total, 40 hospitais foram incluídos no ranking “Melhores Hospitais Públicos do Brasil”, que reconheceu as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficientes, bem avaliadas por usuários e que oferecem qualidade e segurança aos pacientes. O primeiro lugar ficou com o Hospital Estadual de Sumaré, localizado na região de Campinas, interior de São Paulo.

A iniciativa, liderada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Instituto Ética Saúde (IES) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconheceu os hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo SUS. As instituições premiadas possuem diferentes formatos de gestão e estão localizadas em 11 estados do país.

“A intenção com esse reconhecimento inédito é estimular ainda mais que os hospitais públicos brasileiros busquem cada vez mais aperfeiçoar seus serviços e mecanismos de gestão, ganhando em eficiência, resolutividade e qualidade à população usuária do SUS”, afirma o presidente do Ibross, Flávio Deulefeu.

Participaram da seleção os hospitais com Acreditação de nível 3 (excelência) emitido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) ou com certificação de qualidade plena internacional. No total, 136 hospitais públicos de todo o Brasil foram avaliados pela comissão julgadora, formada pelos representantes das instituições envolvidas na organização do prêmio (Ibross, OPAS/OMS, IES e ONA) e pela professora e pesquisadora Mariana Carreira, da FGV-Saúde.

Os critérios utilizados para estabelecer a pontuação incluíram as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados), este último medido em parceria com a Escola de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo Deulefeu, um dos caminhos na busca pela excelência é a Certificação de Qualidade Hospitalar, pois se trata de processo de avaliação contínua, que ajuda na aprendizagem dos profissionais de saúde e gestão, além de contribuir para a melhoria dos processos internos, com objetivo de oferecer qualidade na assistência aos usuários.

“Vale ressaltar que os hospitais Acreditados já são serviços que buscam excelência e representam um pequeno grupo de qualidade. São menos de 400, num universo de 8.870. O Ibross está destacando os melhores desta seleção de elite, como forma de reconhecimento e incentivo. Nós desejamos o SUS que funciona, o SUS de qualidade. Para isso nossa instituição foi criada”, afirma o secretário geral do Ibross, Renilson Rehem.

Números
Em 2021, o Brasil tinha 8.870 estabelecimentos hospitalares, com 490.397 leitos. De um total de 6.400 hospitais (gerais e especializados), menos de 400 são acreditados (menos de 6%). Do total de hospitais certificados, 16,5% (63) são públicos e atendem exclusivamente pelo SUS.

Atualmente, o país possui 200 hospitais “Acreditados ONA 3” (nível de excelência). Apenas 34 hospitais públicos mantêm esse último nível de Acreditação. Em relação à distribuição geográfica, observa-se maior concentração desses em São Paulo, 18 dos 34 (53%). Os demais estão em Goiás (três hospitais), Pará (três), Ceará (três), Minas Gerais (dois), Bahia (um) e Santa Catarina (um).

Dos 47 hospitais certificados pelo sistema americano, três são públicos (6%). Dois em São Paulo (67%) e um no Rio Grande do Sul. Dos 75 hospitais pelo sistema canadense, nove são púbicos (12%). Sendo 90% em São Paulo, oito dos nove acreditados. Dos quatro hospitais certificados pelo sistema espanhol, um é público (25%).

Ranking dos Melhores Hospitais Públicos do Brasil

1.    Hospital Estadual Sumaré “Dr. Leandro Franceschini” - Sumaré/S;

2.    Hospital Geral de Itapecerica da Serra - Itapecerica da Serra/SP e Hospital Geral Dr. Waldemar Alcantara - Fortaleza/CE;

3.    Hospital Estadual de Diadema - Diadema/SP

4.    Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre/RS e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - São Paulo/SP;

5.    Hospital do Subúrbio - Salvador/BA;

6.    Hospital Estadual Vila Alpina - São Paulo/SP; Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Dr. Euryclides de Jesus Zerbini - São Paulo/SP e Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria - Joinville/SC;

7.    Hospital Estadual Mário Covas - Santo André/SP;

8.    Hospital Geral de Pirajussara - Taboão da Serra/SP;

9.    Hospital Regional de Jundiaí - Jundiaí/SP; Hospital Regional de São José dos Campos - São José dos Campos/SP; Hospital Regional do Sertão Central - Quixeramobim/CE e Hospital Regional Norte - Sobral/CE;

10. Hospital Geral de Caxias do Sul - Caxias do Sul/RS;

11.    Hospital da Criança de Brasília José Alencar - Brasília/DF; Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - São Paulo/SP; Hospital Regional de Cotia - Cotia/SP e Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará - Santarém/PA;

12. Hospital Municipal Universitário São Bernardo - São Bernardo do Campo/SP;

13. Hospital Municipal Gilson de Cassia Marques de Carvalho - São Paulo/SP;

14. Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) - Goiânia/GO; Hospital Municipal Infantil Menino Jesus - São Paulo/SP; Hospital Regional do Cariri - Juazeiro do Norte/CE e Santa Casa de Misericórdia do Pará - Belém/PA;

15. Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” - Sorocaba/SP;

16. Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves - Serra/ES;

17. Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo - Belém/PA;

18. Hospital Geral de Itapevi - Itapevi/SP;

19. Hospital de Clínicas Municipal de São Bernardo do Campo - São Bernardo do Campo/SP;

20. Hospital Municipal Cidade Tiradentes – Carmen Prudente - São Paulo/SP;

21. Hospital das Clínicas Luiza de Pinho Melo - Mogi das Cruzes/SP;

22. Hospital Estadual Sapopemba - São Paulo/SP; Hospital Geral do Grajaú - São Paulo/SP e Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado - Araguaína/TO;

23. Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) - Goiânia/GO;

24. Hospital Alberto Rassi - HGG - Goiânia/GO;

25. Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro - Uberlândia/MG;

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »