MENU

31/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 31/10/2020 às 00h00min

Araguaína decide retomar aulas presenciais em sistema de rodízio na próxima terça, dia 3

Alunos terão a temperatura corporal aferida na entrada da unidade de ensino

Assessoria
Uso de máscara será obrigatório - Foto: Divulgação
As aulas presenciais da rede pública municipal de ensino de Araguaína serão retomadas nesta terça-feira (3) em sistema de rodízio de alunos para evitar a aglomeração e seguindo, ainda, um protocolo rígido contra a covid-19. A informação foi confirmada pela prefeitura na manhã desta sexta-feira (29).

Além do cumprimento das medidas preventivas, o reinício atende a um procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público para retomada da educação presencial em 2020.

De acordo com o secretário da Educação, José da Guia, todas as escolas estão prontas para receber os alunos, com o encaminhamento de equipamentos de proteção individual (EPI), marcação de distanciamento, adaptação de espaços, conforme determina a Portaria 185, publicada no Diário Oficial do Município no dia 28 de julho.

“Cerca de 70% de nossos alunos não moram com pessoa do grupo de risco e todas as nossas escolas e creches estão bem preparadas para proporcionar um ambiente saudável. As atividades impressas continuarão a ser encaminhadas aos alunos, uma vez que na semana em que parte dos alunos estiverem em aula, o outro grupo estará em casa”, explicou o secretário.

Determinação do Ministério Público
O Ministério Público instaurou um procedimento administrativo cobrando a retomada das aulas presenciais ainda no ano de 2020. O secretário da Educação foi notificado a comparecer na Promotoria da Justiça, no último dia 28 para reunião extrajudicial.
  
Na reunião, foi solicitada a apresentação do plano de ação para retorno das aulas e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Medidas preventivas
Entre as regras de prevenção estão respeitar a demarcação de 1,5 metro no espaço na entrada da instituição, banheiros, carteiras e bebedouros, e uso obrigatório de máscaras. Os alunos terão a temperatura corporal aferida na entrada da unidade e os que apresentarem mais de 37,5º deverão ser encaminhados de volta à residência para que a família procure assistência médica. Também não será permitida a permanência de crianças e adultos com sintomas gripais.

Atividades remotas
Desde o dia 17 de junho, as escolas municipais de Araguaína estão entregando material pedagógico impresso para ser desenvolvido em casa durante a suspensão das atividades presenciais, necessária para a prevenção da disseminação do novo coronavírus.

Para isso, foi necessário que os pais buscassem uma apostila a cada 15 dias na unidade onde os filhos estudam. A realização dessas atividades contou como presença na aula e compõe a nota bimestral do aluno.

As atividades educacionais presenciais na rede estadual de educação seguem suspensas até 30 de novembro. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »