MENU

01/09/2022 às 13h58min - Atualizada em 05/09/2022 às 00h01min

GetNinjas faz raio-x do setor de eventos no país

App detalha aumento na busca por serviços para festas em cada região do Brasil

SALA DA NOTÍCIA Assessoria
Assessoria
Foto: divulgação

Após dois anos amargos, o mercado de eventos agora lida com meses turbulentos, mas no bom sentido. A demanda reprimida fez com que o GetNinjas, maior aplicativo para a contratação de serviços do Brasil, contabilizasse um crescimento de 179% na procura por profissionais do setor no segundo trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado.  

Durante o segundo trimestre do ano, os prestadores de serviços de eventos mais procurados pelos brasileiros foram, respectivamente: bandas/cantores, profissionais de buffet completo e fotógrafos.  

No pós-pandemia, um investimento que tem ganhado cada vez mais espaço nos eventos é o da música ao vivo. Segundo o GetNinjas, a demanda por músicos para festividades aumentou; no segundo trimestre do ano, a procura por bandas e cantores cresceu 276% em comparação com o mesmo período de 2021. Em detalhes, os gêneros musicais mais solicitados na plataforma foram: forró, sertanejo e pagode.  

Porém, engana-se quem pensa que tal procura é apenas para feiras e eventos de grande porte. No GetNinjas, comemorações feitas por pessoas físicas são predominantes no aplicativo. Tal predominância é notável na demanda pelo serviço de buffet completo, que cresceu 245% no segundo trimestre do ano. No período, os perfis de festas que mais buscaram profissionais de buffet foram: aniversário, casamentos e formaturas. Em tais festas, não podem faltar fotos profissionais para eternizar o momento especial. Consequentemente, a demanda pelo serviço de fotografia aumentou mais de 166% no segundo trimestre do ano.  

Como resultado, profissionais que atuam no mercado de eventos em todo o país estão com as agendas lotadas. Confira abaixo as particularidades do setor em cada região do país:  

Região Nordeste

No segundo trimestre, a demanda por serviços de eventos cresceu 189% na região. Durante o período, bandas/cantores, profissionais de buffet completo e animadores de festas foram os profissionais mais demandados da categoria de eventos. Em comparação com 2021, a procura por som ao vivo aumentou 346% em 2022 e os gêneros musicais que mais interessaram os clientes foram o forró, eclético e pagode. Já a demanda por animadores de festa teve um acréscimo de 237% no segundo trimestre do ano. Por fim, o interesse pelo serviço de buffet completo fez com que a busca pelos profissionais do ramo tivesse um acréscimo de mais de 224%. 

No nordeste, o setor de eventos na Bahia se destacou. O mercado baiano cresceu 182% no segundo trimestre do ano e os serviços mais buscados foram: bandas/cantores, animação de festas e buffet completo.   

Região Centro Oeste

Em comparação com o segundo trimestre do ano passado, a demanda por serviços de eventos nos estados do centro oeste cresceram mais de 157% em 2022. Durante abril, maio e junho, o profissional mais demandado foi o animador de festas. Tais prestadores de serviços viram a demanda aumentar cerca de 304% em relação a 2021. O segundo prestador de serviço mais procurado na região foram cantores/bandas; a busca por músicos aumentou 194% e os gêneros musicais em alta entre os clientes eram o forró, o sertanejo e o pagode. Em seguida, com um acréscimo de 175% no número de pedidos, há os profissionais de buffet completo. 

Apesar de ser pequeno em tamanho, o Distrito Federal se mostrou grande em demanda no setor de eventos. Na capital, a procura por serviços  cresceu 140% no segundo trimestre. 

Região Sudeste  

Os profissionais sudestinos do setor de eventos sentiram os impactos do aumento de 117% na demanda pela categoria. Em especial, os prestadores de serviço que mais perceberam o crescimento na procura foram o animador de festas, profissionais de buffet completo e cantores/bandas. No segundo trimestre, a busca pelos animadores cresceu 299%, já o número de pedidos para profissionais de buffet completo teve um acréscimo de 284%. Por fim, o volume de solicitações voltadas para o serviço de som ao vivo subiu 263%. De acordo com o GetNinjas, os gêneros musicais em alta entre os clientes eram o pagode, o sertanejo e o forró. 

Região Sul

A região sul foi a que contabilizou o maior aumento de demanda por serviços de eventos em todo o país. Segundo o GetNinjas, a procura cresceu 311% no segundo trimestre do ano. A porcentagem de crescimento é ainda mais alta quando analisa-se a procura pelo profissional de animação de festas, que aumentou 459%. Inclusive, o serviço de animação de festas foi o mais buscado no recorte da categoria de eventos. Em segundo lugar há os profissionais de buffet completo, que viram o número de pedidos ter um acréscimo de 377%. Por fim, há os fotógrafos, autônomos que perceberam o volume de solicitações subir 86%. 

O destaque da região sul é Santa Catarina. O estado contabilizou um aumento de 259% na demanda por serviços da categoria de eventos no trimestre. 

No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, que são oferecidos por mais de 4,1 milhões de profissionais cadastrados na plataforma. Desde  bandas e cantores, buffet completo, churrasqueiro até pintores, advogados, diaristas e muito mais . 

Para mais informações sobre a contratação de serviços, baixe o aplicativo "GetNinjas: Clientes", disponível nas versões Android e IOS, e faça seu cadastro. Em seguida, é só escolher o tipo de serviço que deseja, e contar mais detalhes sobre a solicitação. Ao concluir o pedido, é possível acompanhar o status da solicitação em tempo real enquanto aguarda o contato de até quatro profissionais para realizar a negociação e escolher qual deles pode atender melhor a demanda. 

Sobre o GetNinjas

Disponível nas plataformas digitais - Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil, listado no Novo Mercado da B3 (NINJ3). Em 2022, a companhia venceu o Prêmio Consumidor Moderno, no segmento Serviços de Tecnologia. Além disso, foi listada no ranking inédito Negócios em Expansão da revista Exame e reeleita Top10 em Economia Colaborativa pelo iBest 2022. Em 2021, a empresa foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no Setor de Tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados e foi eleita Top3 do iBest 2021. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por 4,1 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem de forma presencial e remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L'Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.


Notícias Relacionadas »
Comentários »