MENU

30/08/2022 às 23h54min - Atualizada em 30/08/2022 às 23h54min

Saúde de Araguaína confirma primeiro caso de monkeypox na cidade

Paciente procurou por atendimento médico logo após perceber os primeiros sintomas e, de início, recebeu todas as orientações. Ele segue em isolamento domiciliar e recebe atendimento da equipe de Saúde

Carine Flores
Ascom/PMA
Outros três casos suspeitos foram descartados após exames - Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de Araguaína, por meio do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), confirmou na manhã desta terça-feira, 30, o primeiro caso de contaminação pelo vírus Monkeypox na cidade. 

Conforme o CIEVS, a equipe monitorava quatro casos suspeitos. Desses, apenas um testou positivo para a doença.

"Trata-se de um paciente do sexo masculino, 33 anos, morador de Araguaína, com histórico de viagem para o Distrito Federal. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 14 de agosto, quando procurou atendimento médico. Orientado pela Unidade Básica da Saúde da Família, ele ficou em isolamento domiciliar e assim segue, sendo assistido pela equipe da Área Técnica de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, que dará todo suporte necessário ao paciente”, informou a diretora do CIEVS, Renata Borges.
 
Monitoramento
A Secretaria da Saúde de Araguaína também verificou o estado clínico do paciente, que tem reagido bem ao tratamento. Equipes estão monitorando todos os últimos contatos que o paciente teve para notificar. Até o momento, nenhum outro caso suspeito foi identificado.
 
Sobre a monkeypox
A Monkeypox ou "varíola do macaco" como é popularmente conhecida, é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.
 
Sintomas
Entre os principais sintomas estão, inicialmente, os que se assemelham a uma gripe, como febre, dor de cabeça e no corpo, calafrios, exaustão, que podem durar em média três dias. Na fase seguinte é que aparecem as lesões na pele.
 
Orientações
Diante da confirmação do primeiro caso em Araguaína, o CIEVS orienta a população para os principais cuidados. Em caso de qualquer sintoma, moradores devem procurar a UBS mais próxima de sua casa para avaliação médica.
 
Caso necessário, esse paciente deverá ser encaminhado para a Unidade Palmeiras do Norte, localizada na Rua das Camélias, nº 1.069, no Setor Palmeiras do Norte, que será referência para os casos da doença.
 
O Plano de Contingência do CIEVS, que define o monitoramento, investigação e atendimento dos casos suspeitos de monkeypox, segue as orientações do Ministério da Saúde. Araguaína está entre as primeiras cidades do Tocantins a definir as estratégias de atendimento da doença.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »