MENU

16/08/2022 às 19h07min - Atualizada em 16/08/2022 às 19h07min

Como economizar energia nos meses mais quentes do ano

Equatorial Maranhão orienta hábitos simples que podem incentivar um consumo consciente

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão
Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia - Foto: Divulgação
 
Neste mês de agosto, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária será verde para todos os consumidores. 

Apesar disso, é importante manter os cuidados para não desperdiçar energia elétrica e, consequentemente, economizar no orçamento. É ideal adotar a prática de hábitos sustentáveis, ficar atento para o modo de uso dos eletrodomésticos e quando possível buscar aparelhos eletrônicos mais eficientes e com menor desperdício.  

No entanto, mesmo com a bandeira verde em vigor, a Equatorial Maranhão chama atenção para o consumo consciente, principalmente nos períodos mais quentes do ano. Essa época pode gerar um aumento significativo no gasto de energia, o que causa consequências negativas tanto para o meio ambiente quanto para o bolso do consumidor. Com os graves problemas ambientais existentes, a conscientização é a melhor opção para a preservação do meio ambiente e para a economia de energia.  

O uso de alguns eletrodomésticos podem ser grandes vilões. Além da utilização de forma incorreta, existem aparelhos que normalmente consomem mais, como a geladeira que permanece sempre ligada, ou o chuveiro elétrico. Com a temperatura elevada, é comum que sejam utilizados mais aparelhos para aliviar o calor, como o ventilador e o ar-condicionado. Entretanto, algumas atitudes como manter as janelas de todos os cômodos abertas para aproveitar a ventilação e a luz natural, são práticas simples, mas que podem fazer diferença na conta de luz. Desse modo, a Equatorial recomenda que os consumidores evitem desperdícios de energia elétrica em casa e orienta como utilizá-la da melhor forma. 

Confira as dicas para usar a energia com consciência nos períodos quentes: 
•Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior.  É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Uma dica importante é deixar uma garrafa de água com gelo do lado fora para evitar abri-la sempre. 

•Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar. 

•Tenha cuidado com o uso excessivo de eletrodomésticos, o chuveiro elétrico é um dos principais vilões no consumo de energia. Dê preferência a utilizá-lo no modo verão. 

•Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia. 

•Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas e não esquentam, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes. 

•Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima. 

•Uma das principais recomendações em se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.
 
Outra forma de economizar ainda mais, é cadastrar-se na Tarifa Social de Energia Elétrica. A Equatorial Maranhão reforça que ainda existem milhares de famílias que possuem direito ao benefício e podem se cadastrar para receber descontos de até 65% na conta de energia. As informações sobre as condições e o cadastro estão disponíveis pelo WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial. 

Seguindo as dicas e orientações é possível aproveitar todo o conforto que a energia elétrica oferece, evitando o desperdício e adotando novos hábitos. Vale lembrar que é de suma importância praticar os hábitos de consumo consciente o ano inteiro, economizando e preservando os recursos naturais. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »