MENU

10/08/2022 às 09h52min - Atualizada em 10/08/2022 às 09h52min

Dor para urinar, febre e corrimento: quando suspeitar de infecção de urina?

Neste episódio o Dr. Fábio Ortega dá mais detalhes sobre o assunto

Dr. Fábio Ortega - Canal Doutor Ajuda
Brasil 61

Você já teve infecção urinária? Sabe quais os sintomas e o quando se preocupar? Neste episódio o Dr. Fábio Ortega dará mais detalhes sobre o assunto

Infecção urinária é um tema bastante amplo porque engloba todas as partes das vias urinárias- rim, ureter, bexiga e uretra. Quando a infecção é na bexiga chamamos de cistite, no rim que é a chamada pielonefrite ou popularmente conhecida por “nefrite” e na uretra, que é o canal da urina, é chamada uretrite.

Todos são chamados de infecção urinária. Elas têm algumas características em comum, mas em geral tem sintomas diferentes. 
 
Quando você deve suspeitar que está com infecção urinária?

Incialmente eu vou destacar os 6 principais sintomas da cistite que é a infecção urinária que atinge a bexiga 

  1. Ardência para urinar – muitas pessoas referem como se estivessem urinando pimenta
  2. Vontade de ir urinar com muita frequência. O relato típico é:  pessoa vai urinar, sai só um pouquinho de urina, muitas vezes com dor e passado pouco tempo vai de novo e é mesma coisa.
  3. Mudança do cheiro da urina. O cheiro da urina varia de pessoa para pessoa. Isso depende também de outros fatores como alimentos que você comeu, quantidade de água que você bebe, dentre outros…o que sugere infecção urinária não é o cheiro forte, mas a mudança no padrão do cheiro. 
  4. Urgência miccional que é aquela vontade súbita, de repente, de ter que urinar, com o medo de urinar na roupa
  5. Dor na região da bexiga acima do ossinho do púbis quando a bexiga está cheia ou quando esvazia.
  6. Sangue na urina, o que chamamos de hematúria. 

Em crianças pequenas, que já desfraldaram e já ficam secos sem perda de urina na roupa, um outro sintoma que deve chamar atenção dos pais são novos episódios de perda de urina na roupa. Esses sintomas principalmente a ardência e vontade de urinar mais vezes podem também estar presentes nas uretrites ou infecção do canal da urina. 

E quando você deve procurar o Pronto Socorro por infecção urinária? Se você tiver suspeitando de infecção urinária e tiver alguns dos sintomas de gravidade abaixo: 

  1. Febre temperatura acima de 38 C
  2. Dor as costas especialmente em um dos lados, próximo aos pulmões
  3. Tremores e calafrios.
  4. Cansaço intenso. A pessoa fica prostrada e muitas vezes querendo ficar deitada.
  5. Pode ter náuseas e vômitos associados
  6. Sintoma especial para idoso. Os idosos tem que ter atenção especial porque muitas vezes ao invés de terem esses sintomas que falei apresentam mudança de comportamento, sonolência e confusão mental. 

Esses sintomas sugerem que a infecção urinária chegou no rim causando o que chamamos de Pielonefrite Aguda. 

A principal causa de infecção urinária é bactériana. A principal delas, presente em mais de 80% das cistites e pielonefrites é uma chamada E.coli . Ela está presente no nosso corpo, mas quando chega na bexiga pode causar infecção.

Tratamento

O tratamento é realizado com antibiótico. O tipo de antibiótico e forma de uso se por comprimido ou injeção vai depender da infecção e gravidade do caso. 
Beba muito líquido assim você vai produzir mais urina não fique segurando a urina até ficar muito apertado. Teve vontade, procure urinar e tente esvaziar a bexiga completamente na micção.

Para as mulheres, higiene intima e urinar após a relação sexual também ajuda.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »