MENU

22/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 22/10/2020 às 00h00min

Campanha de vacinação contra poliomielite termina no dia 30

Menos de 20% do público-alvo se imunizaram. Saúde de Araguaína ressalta que dose extra contra poliomielite ajuda proteger a família

Da Redação

Essa vacina é obrigatória aos 2, 4 e 6 meses, 1 e 4 anos, e deve ser aplicada no período correto. Já a dose extra fica disponível até os 5 anos, independentemente da situação da carteira vacinal, e somente durante a campanha nacional

Mais de 11 mil doses contra poliomielite devem ser aplicadas em Araguaína até o final da campanha, no dia 30. Até o momento, menos de 20% do público-alvo compareceu às unidades básicas de saúde. Segundo a coordenadora de Imunização, Samila Braga, a baixa procura dos pais para vacinação dos filhos de até cinco anos pode comprometer a proteção das crianças e também das famílias. 

“Muitos pais acham que não necessitam de uma dose extra de vacina da pólio, por ela já fazer parte da rotina de vacinação dos filhos. Mas esse tipo de vacinação, via oral, ajuda a manter também a família protegida porque o filho expele o vírus vacinal pela boca e fezes, o que ajuda atingir na imunização de rebanho contra a pólio”, ressalta Samila. 

Essa vacina é obrigatória aos 2, 4 e 6 meses, 1 e 4 anos, e deve ser aplicada no período correto. Já a dose extra fica disponível até os 5 anos, independentemente da situação da carteira vacinal, e somente durante a campanha nacional. “A campanha também é muito importante para atingir aquelas crianças que deveriam ter tomando a vacina na época certa, mas estão faltosas”, alertou Samila. 

Poliomielite 
A poliomielite também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total do corpo. Apesar de ser conhecida por afetar as crianças, também pode ser transmitida ao adulto que não estiver imunizado. ela é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...