MENU

22/06/2022 às 19h54min - Atualizada em 22/06/2022 às 19h54min

Documento Curricular para o Ensino Médio impactará em mais qualidade da educação no Maranhão

Da Redação
Secom/MA
Foto: J. Aroucha
 
“Eu tenho certeza de que vocês sairão daqui carregados de entusiasmo e desejo de mudar, porque nós todos seremos lembrados como aqueles educadores e educadoras que ajudaram a construir uma nova história, um novo ensino médio no Maranhão”, expressou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, na terça-feira (21), durante o I Seminário do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), realizado no Auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O DCTMA visa garantir um currículo que atenda a real necessidade do estado, contemplando suas pluralidades e especificidades. Para sua consolidação, a Seduc realizou diversas estratégias com o intuito de ouvir a voz da comunidade escolar, como rodas de conversa, webinários, escutas e consultas públicas. 

O seminário foi realizado durante dois dias e a professora Dra. Vanja Maria, da Universidade Federal do Maranhão, palestrante do segundo dia, ministrou sobre “Formação Continuada em Serviço para Gestores e Professores Frente as Alterações da LDB, quanto à Reorganização do Ensino Médio”. 

“A importância desse evento é justamente trazer esse documento para que todos os professores se sintam partícipes dele, porque serão os protagonistas, junto com os alunos, nesse processo. Um documento estadual dessa envergadura deve com certeza inspirar os documentos municipais”, destacou Vanja Maria.

O evento também teve a participação da professora Especialista Mércia  Cristina Gomes e da professora Mestra Leonora de Jesus Mendes Tavares, que palestraram sobre “O Estudante e seu Projeto de Vida como Centralidade do Currículo do Ensino Médio”; além da superintendente da Seduc, Adelaide Diniz, que proferiu a palestra sobre “A Implementação da Reformulação do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino e o Processo de Acompanhamento  Pedagógico Junto às Unidades Escolares – Primeiro Semestre/2022”.

“O Seminário de disseminação do DCTMA traz muitas discussões para aperfeiçoarmos o processo da prática escolar e assegurar efetivamente a aprendizagem dos nossos estudantes. Trouxemos reflexões acerca de formação continuada, da importância do projeto de vida, do protagonismo estudantil e vários questionamentos sobre as mudanças curriculares que estão acontecendo no Estado do Maranhão”, explicou Adelaide Diniz.

Anexos
  1. A união de esforços foi fundamental para a elaboração do DCTMA, disse a secretária Leuzinete Pereira da Silva
  2. Secretária Leuzinete Pereira da Silva destaca a importância do DCTMA para o fortalecimento da educação
  3. Secretária Leuzinte Pereira da Silva entrega exemplar do DCTMA à professora Vanja Maria, da UFMA
  4. A superintendente da Seduc, Adelaide Diniz, proferiu palestra durante o Seminário do DCTMA, na UFMA
  5. A coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Antônia Benedita Pereira Costa, recebe exemplar do DCTMA das mãos da secretária Leuzilene Pereira da Silva
  6. I Seminário do DCTMA realizado na UFMA reúne cerca de 600 participantes

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »