MENU

21/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 21/10/2020 às 00h00min

​Conjunto de obras no sistema elétrico em São Luís gera mais desenvolvimento para o Maranhão

A nova subestação Vila Maranhão vai permitir atendimento ao crescimento do mercado na região

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão
A melhoria na qualidade da energia fornecida para população é uma busca constante da Equatorial Maranhão. Para isso, são realizados investimentos contínuos em obras que possibilitam o fortalecimento e expansão do sistema elétrico em todo o Estado. 

Está em fase de construção pela Equatorial Maranhão um conjunto de obras que envolve a construção da nova subestação de distribuição na Vila Maranhão, além de seis novas redes de distribuição, com 50 km de implantação de novos circuitos e 6km de substituição de cabos, onde serão interligadas as subestações Itaqui, Maracanã, Centro e Vila Maranhão ao novo ponto de suprimento da rede básica, que também está sendo construído em São Luís. 

As novas linhas de distribuição serão capazes de atender a zona portuária e distrito industrial em 69 KV (quilovolt), beneficiando cerca de 47.542 unidades consumidoras residenciais e comerciais, fortalecendo ainda mais o sistema elétrico da capital.  
  
Investimento e tecnologia 
A implantação da nova subestação Vila Maranhão, em São Luís, vai permitir atendimento ao crescimento do mercado na região; nível de tensão adequado e maior flexibilidade entre as redes de distribuição. Além disso, os novos alimentadores desta subestação serão integrados ao sistema de Self-Healing(Recomposição Automática), que permite a realização de manobras na rede elétrica sem a necessidade de intervenção dos controladores do Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão (COI). Este sistema é um dos primeiros a ser implantado no Brasil e faz parte do investimento da Companhia em Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids). 

Outro avanço é que a nova subestação já nasce digitalizada, ou seja, sua supervisão é remota, assim como as demais subestações.

Para a construção, estão sendo investidos mais de 30 milhões de reais, que envolve o conjunto de obras com várias entradas de linhas (pontos de conexões), seis redes de distribuição e subestação no bairro Vila Maranhão (em São Luís).

O Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, destaca que “A energia da Equatorial Maranhão contribui todos os dias para o crescimento de São Luís e de todo o Maranhão. A cada dia o Estado se desenvolve mais. Esse conjunto de obras visa melhorar a confiabilidade, qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica na ilha de São Luís, o que reflete no desenvolvimento de todo o Maranhão. A energia elétrica é um fator essencial para a desenvolução da cidade e das pessoas. Nós temos muito orgulho de investir e fazer parte de tudo isso”, destacou Augusto Dantas, Presidente da Equatorial Maranhão. 
   
Novo ponto de suprimento 
Está em construção também um novo ponto de suprimento às cargas da região metropolitana. É uma nova subestação pertencente à rede básica – São Luís IV 500/230/69 kV, executada pela EDP Transmissão, com previsão para operação comercial em 2021, sendo uma condicionante a necessidade de conexão da rede de distribuição da Equatorial Maranhão para efetivo suprimento ao mercado.  

 A obra garante o cumprimento às recomendações indicadas no Estudo de Suprimento coordenado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que, dentre outras atribuições, é responsável por referendar os esforços necessários na rede elétrica de transmissão para suprimento adequado em longo prazo, sendo vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...