MENU

31/05/2022 às 19h46min - Atualizada em 31/05/2022 às 19h46min

Seduc e entidades debatem efetivação da Educação Ambiental no Maranhão

Foto: Divulgação
 
Na segunda-feira (30), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se reuniu com representantes de oito movimentos sociais e do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEEA), para discutir a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental no Maranhão. Realizadas em dois momentos diferentes, as reuniões colocaram em pauta as ações concretas e articuladas entre poder público e sociedade civil pelo meio ambiente.   

“O governador Carlos Brandão é muito comprometido com a causa do meio ambiente e a sustentabilidade, ele sempre demonstrou isso em suas falas. Com o esforço do governador, o Estado do Maranhão tem assento, hoje, na Força-Tarefa dos Governadores sobre Clima e Florestas (GCF). Portanto, a pauta ambiental é estratégica para o governo Carlos Brandão. Como professora e cidadã, sempre defendi a educação ambiental e agora, como secretária, farei todo o esforço necessário para trabalhar esse tema na Educação, não só do ponto de vista institucional, mas de forma que essa pauta envolva a articulação com os movimentos sociais e entidades parceiras”, destacou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.  

A secretária também anunciou que foi montada, no âmbito da Seduc, uma assessoria multidisciplinar com temáticas que transversalizam o currículo, entre as quais a educação ambiental, estratégica para o desenvolvimento da sociedade. Ressaltou, ainda, a necessidade do diálogo permanente com os movimentos sociais. “Não se faz política pública sem dialogar com os movimentos sociais. Todo o trabalho precisa ser feito com os movimentos sociais, porque nosso serviço é para a sociedade, por isso, precisa dessa articulação”, ponderou. 

Participaram da reunião com os movimentos sociais, que ocorreu de forma remota, Yratowy Ka’apor, Mariuza Ka’apor, do centro de formação saberes Kaapor; Auridenes Matos, representante do Movimento Leste Maranhense e Cerrado, Associação Guapé e da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente; Camila Leres, representante da Pastoral da Juventude de Chapadinha, e Movimento Leste Maranhense e Cerrado; Fabíola Barroso, membro do Movimento Leste Maranhense Cerrado; Luís Carlos Oliveira Ferreira, quilombo Santa Helena território mogibelo/unicquita, em Itapecuru; Jânio Rocha Ayres Teles, do Movimento Leste Cerrado Maranhense, membro do Fórum Balaiada, e coordenador da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Negro Cosme, no Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos; Gaudino Gusmão, da Escola Ambiental, entre outros. 

Fórum de Educação Ambiental
A secretária Leuzinete Pereira da Silva também recebeu os representantes Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (FEEA), presidido pelo advogado Sálvio Dino, que esteve presente na reunião, acompanhado pelo conselheiro do Conselho Estadual de Educação, professor Roberto Mauro Gurgel, Mauro Carmelo Júnior, Reginaldo Bordalo (APA Itapiracó) e a coordenadora da Escola Ambiental, Layse Cristina Silva Campos. 

Além de discutirem a efetivação do Política de Educação Ambiental, estiveram na pauta o protagonismo da Seduc na Educação Ambiental, o apoio e fortalecimento da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão (CIEA-MA), o início da mobilização para o processo de revisão do Plano Estadual de Educação Ambiental em 2023 e as ações da Escola Ambiental. (Secom)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »